Pesquisar este blog

domingo, 11 de novembro de 2012

REINADO ABENÇOADOR


Subsista para sempre o seu nome e prospere enquanto resplandecer o sol; nele sejam abençoados todos os homens, e as nações lhe chamem bem aventuradoSl 72.17

Não se sabe se este salmo é da autoria de Salomão ou se foi composto por alguém que desejava que ele exercesse um governo abençoado e abençoador. Ainda que haja dúvidas quanto à autoria, não se pode negar o caráter messiânico do cântico, pois nele se percebe claro conteúdo profético apontando para aquele que é “maior do que Salomão”, Jesus de Nazaré, o Messias que veio implantar um reinado abençoador no coração de todo aquele que crê. À luz do poema, vejamos alguns fundamentos que tornam o reino de Cristo abençoador na vida do ser humano.
O governo de Cristo é abençoador porque é exercido sob a égide da justiça. No início do cântico este fundamento é claramente estabelecido: “Julgue ele com justiça o teu povo e os teus aflitos, com equidade. Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados e esmague o opressor” (1,3). Num mundo onde impera injustiça, corrupção e opressão, podemos confiar e descansar no Senhor, pois sabemos que as nossas causas são olhadas com carinho pelo “Juiz de toda a terra” (Gn 18.25).
O reinado de Cristo é abençoador porque produz a verdadeira paz que o coração humano tanto anseia. O autor faz referência a ela ao declarar: “Floresça em seus dias o justo, e haja abundância de paz até que cesse de haver lua” (7). Sob o reinado das trevas o coração humano só experimenta perturbação, confusão, destruição e morte, mas quando a pessoa entrega a vida ao gracioso reinado de Cristo, passa a desfrutar daquela abundante paz, que excede todo entendimento.
O domínio de Cristo é abençoador porque é fortemente marcado pela compaixão graciosa. Sobre esse fundamento, que profecia maravilhosa o salmista anuncia: “Porque ele acode ao necessitado que clama e também ao aflito e ao desvalido. Ele tem piedade do fraco e do necessitado e salva aos indigentes. Redime a sua alma da opressão e da violência, e precioso lhe é o sangue deles” (12-14). O que vemos nestas palavras é, sem dúvida, o cuidado especial e compassivo que Jesus tem por todos aqueles que se colocam sob o domínio dEle.
Amados irmãos e amigos, que reinado abençoador Jesus Cristo implanta no coração de todo aquele que nEle crê. Louvemos ao Senhor com alegria, devoção e gratidão, pois “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl 1.13). Sob o reinado de Cristo, somos abençoados com toda sorte de benção espiritual, pois seu reino é regido pela justiça, produz verdadeira paz e é marcado pela compaixão graciosa. Louvado seja o Rei dos reis para todo o sempre!
Pr Sidney Rosa
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário