Pesquisar este blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

ALMA SEDENTA

Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha almaSl 42.1

É impressionante como Davi exprimia em bela linguagem poética sua ardente paixão pela presença e comunhão com Deus, conforme o salmo destacado nos revela. Assim sendo, o cântico nos dá uma aula maravilhosa de como a nossa alma pode e deve desfrutar de uma adoração e comunhão genuínas, de tal forma que experimentemos ao máximo a presença de Deus em nossas vidas.
O adorador apaixonado reconhece que o clamor de sua alma é pelo Deus vivo. O salmista não tinha dificuldade em admitir essa verdade, pois declara: “A minha tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (2). Fica muito claro que a alma humana não se satisfaz plenamente a não ser quando está em profunda e íntima comunhão com o Criador, o Deus vivo. Davi não tinha dúvida de que os deuses reverenciados pelas nações vizinhas a Israel, não passavam de ídolos que afastavam as pessoas do Deus Eterno.
A alma sedenta da presença de Deus não dispensa a comunhão fraternal em amor. Observemos o que nos revela o salmista em suas lembranças: “Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se me derrama a alma – de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa” (4). É impossível desfrutar de uma comunhão verdadeira com o Deus vivo se não amamos os nossos irmãos e não temos prazer em estar com eles em culto.
A alma clamorosa confia plenamente nas infalíveis misericórdias do nosso Pai. O testemunho de Davi nos revela que: “Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. Contudo, o Senhor, durante o dia me concede misericórdia, e à noite comigo está o meu cântico, uma oração ao Deus da minha vida” (7,8). As muitas lutas, provas e ameaças desta vida não podem calar o cristão em seu clamor pela presença divina, pois nada e ninguém podem separá-lo do amor de Deus.
Queridos leirores, não há motivos para a alma humana, quando abatida e sedenta, ficar longe da presença de Deus. Talvez sua alma esteja clamando desesperadamente pela presença e comunhão com Deus, mas você não tem percebido os gritos que partem do seu  coração em direção aos Céus. Quando removemos os “ídolos” do nosso coração e buscamos ao Deus vivo com sinceridade e sem desvalorizar a comunhão fraternal em Cristo, somos alcançados pelas misericórdias de Deus e nossa alma sedenta é satisfeita em amor através da graça.
Pr Sidney Rosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário