Pesquisar este blog

sábado, 15 de setembro de 2012

SOCORRO DIVINO


Quanto a mim, porém, amargurado e aflito, ponha-me o teu socorro, ó Deus, em alto refúgioSl 69.29

Muitos consideram este salmo messiânico em virtude das profecias nele contidas que, mil anos mais tarde, se cumpriram na vida de Jesus Cristo. Ainda que seja profético e messiânico, o autor fala de sua experiência pessoal fazendo uma descrição comovente de sua situação aflitiva e amargurada, pois estava sofrendo duríssima perseguição de seus inimigos. Contudo, aprendemos neste cântico que também podemos contar com o socorro de Deus em diversas situações desta vida.
O socorro dos céus é indispensável quando enfrentamos problemas que estão acima de nossa capacidade pessoal. Observemos como o salmista descreve sua situação perigosa com a metáfora de um homem se afogando: “Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até a alma. Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé; estou nas profundezas das águas, e a corrente me submerge” (1,2). Quantas vezes nos sentimos da mesma forma no enfrentamento das lutas da vida? Mas Deus é o nosso alto refúgio! Aleluia!
O socorro do Senhor é importantíssimo quando nos sentimos solitários e abandonados nos momentos de crise. Não foi diferente com o autor do cântico: “O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci; esperei  por piedade, mas debalde; por consoladores e não os achei” (20). Quantas experiências doloridas da vida partem o nosso coração e desfalecemos. Olhamos para um lado e outro e não encontramos ninguém com as mãos estendidas para nos ajudar, mas quando olhamos para o Alto temos o Pai com os braços abertos para nos acolher e consolar.
O socorro de Deus é de extremo valor quando sofremos perseguições e calúnias por causa de nossa lealdade a Cristo. O salmista não deixa dúvida sobre essa realidade na vida do servo de Deus: “São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam; são poderosos os meus destruidores, os que com falsos motivos são meus inimigos; por isso tenho que restituir o que não furtei” (5). Por isso, precisamos do auxílio celestial para suportar e vencer os ataques daqueles que são usados por Satanás para nos desviar da carreira da fé.
Amados leitores, não estamos imunes àquelas experiências da vida que nos afligem e amarguram o nosso coração na caminhada da fé em Cristo. Ainda assim, podemos contar com o socorro de nosso Pai Eterno para nos dar a graça de suportar os mais duros sofrimentos com paciência e resignação, nunca murmurando, mas rogando força para enfrentá-los e vencê-los. Louvado seja o nosso Deus!
Pr Sidney Rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário