Pesquisar este blog

domingo, 26 de agosto de 2012

ALEGRIA DOS JUSTOS


Alegrem-se, porém, os justos! Exultem diante de Deus! Regozijem-se com grande alegria!Sl 68.3

A composição deste salmo é atribuída ao rei Davi, para ser entoado na ocasião em que providenciou o transporte da Arca da Aliança da casa de Obede-Edom para o lugar preparado no Monte Sião, conforme narrado em II Samuel 6. No conteúdo do cântico, o autor faz questão de frisar que o povo de Deus tem vários motivos para se regozijar com grande alegria no Senhor. Vejamos alguns...
A salvação eterna é, com certeza, nosso principal motivo de regozijo.  O salmista não deixa dúvida ao fazer referência a este fato: “O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano, ele é o Senhor que nos livra da morte” (20). Do ponto de vista espiritual, estávamos mortos por causa de nossos erros e pecados, mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, nos deu vida novamente quando cremos que Jesus Cristo pagou a penalidade do nosso pecado na cruz do calvário. Como escaparíamos da condenação eterna se não tivéssemos atentado para tão grande e eterna salvação em Cristo!
A bondade divina é outro fortíssimo motivo para nos alegrarmos no Senhor. Que revelação confortadora encontramos nas palavras do salmista: “Deste chuvas generosas, ó Deus; refrescaste a tua herança exausta. O teu povo se instalou, e da tua bondade, ó Deus, supriste os necessitados” (9,10). Nossa alegria é imensa também, pois quando olhamos ao longo de toda a nossa caminhada de fé, percebemos como o Senhor foi (e tem sido!) generoso, suprindo diariamente todas as nossas reais necessidades.
 O fortalecimento que vem do Senhor enche também o nosso coração de gratidão e grande alegria.  Observemos como o salmista encerra seu hino de louvor: “Tu és temível no teu santuário, ó Deus; e o Deus de Israel que dá poder e força ao seu povo. Bendito seja Deus!” (32). Muitas vezes chegamos ao limite de nossas forças, diante de tantas batalhas que enfrentamos no dia a dia, mas nunca nos faltou reabastecimento de força, poder, vigor e ânimo para continuar a jornada da vida. O renovo espiritual do Senhor é indispensável para que sejamos vitoriosos na vida cristã.
Amados irmãos e amigos, regozijemos com grande alegria em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nesse dia maravilhoso concedido por Deus. Motivos não nos faltam, pois temos a salvação garantida e a certeza de que as nossas necessidades serão supridas fielmente por Cristo. Temos uma grande jornada pela frente e a alegria do Senhor continua sendo a nossa fonte inesgotável de força, vigor e ânimo para vencermos os desafios, batalhas e perigos que certamente enfrentaremos na caminhada da fé.
Pr Sidney Rosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário