Pesquisar este blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

FAMÍLIAS VITORIOSAS


Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; tremeu a terra e se aquietou, ao levantar-se Deus para julgar e salvar todos os humildes da terraSl 76.8,9

A composição deste salmo visa comemorar a vitória de Ezequias sobre os assírios, ou melhor, a derrota dos assírios diretamente operada pela mão de Deus, conforme o relato em Isaías 37,38. A ênfase do cântico é sobre o Deus que conquistou a vitória, para a alegria das famílias de Israel que estavam ameaçadas de destruição e morte pelo exército assírio. É muito instrutivo observarmos neste salmo o quanto as famílias podem ser vitoriosas em Deus.
As famílias podem ser vitoriosas quando confiam na proteção de Deus. No início do poema o salmista declara que foi Deus que “despedaçou os relâmpagos do arco, o escudo, a espada e a batalha” (3) ao ferir no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil homens fortemente armados para atacar o povo de Israel (Is 37.36). Muitas vezes, devido a nossa falta de fé, ficamos apavorados diante da força com que os adversários arremetem contra as nossas famílias. Somos diariamente assediados pela violência, drogas, prostituição, idolatria, pornografia, homossexualismo... Adversários terríveis que querem destruir os nossos lares! Mas não podemos esquecer que podemos contar com a infalível providência de Deus e que nada acontece sem a permissão dEle. Não há motivo para pavor, pois o Senhor é o nosso “escudo” se confiarmos de todo o coração em sua proteção.
As famílias podem ser vitoriosas quando cultivam o temor do Senhor. É o que nos indica o salmista ao afirmar que “Fazei votos e pagai-os ao Senhor, vosso Deus; tragam presentes todos os que o rodeiam, àquele que deve ser temido” (11). Deus deseja ser temido, ou seja, reverenciado, respeitado e venerado pelo o que ele é e faz em favor das nossas famílias. Muitos lares são destruídos porque deixaram de cultivar o temor devido a Deus. Muitos pais já não educam os filhos na admoestação e temor do Senhor, muitos filhos já não honram aos seus pais, muitos maridos já não amam as esposas como Cristo ama a igreja e muitas esposas não são mais submissas aos maridos. Tudo isso por não mais haver temor do Senhor nos corações. Ele deve ser temido porque dele vem a nossa salvação, o suprimento de todas as nossas necessidades e nenhum lar pode permanecer de pé se não for edificado na palavra de Deus.
Amados leitores, Deus deseja abençoar ricamente as nossas famílias. Família é uma instituição divina e não humana. Com muita felicidade alguém disse: “Nenhum sucesso compensa o fracasso no lar”. Muitos lares estão fracassados porque deixaram de confiar na proteção do Senhor para buscar o sucesso material a qualquer preço e, muitos outros lares, estão sendo destruídos porque deixaram de cultivar o temor do Senhor. Se colocarmos a nossa confiança na proteção divina e cultivarmos o temor do Senhor em nossos corações, nossas famílias serão verdadeiramente vitoriosas.

Pr Sidney Rosa

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário