Pesquisar este blog

domingo, 16 de dezembro de 2012

Juiz Divino


Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do deserto que vem o auxílio. Deus é o juiz; a um abate, a outro exaltaSl 75.6,7

Temos mais um salmo atribuído a Asafe, cujo conteúdo é um hino de gratidão por aquilo que Deus havia feito ao seu povo. Acredita-se que o fundo histórico do cântico seja referente ao tempo do rei Ezequias e ao livramento de Jerusalém das mãos dos invasores assírios (Is 36,37). Sendo assim, podemos olhar para o conteúdo deste salmo e observar alguns aspectos da aplicação da justiça divina.
Um aspecto diz respeito ao tempo determinado para as justas intervenções de Deus. Ele não atrasa e nem adianta. O autor está tão convicto de que Deus fará maravilhas a favor do seu povo que antecipadamente agradece e afirma: “Pois disseste: Hei de aproveitar o tempo determinado; hei de julgar retamente” (2). Às vezes enfrentamos situações de aperto, dúvidas e incertezas e pensamos que Deus está demorando em fazer justiça, mas podemos ter a certeza de que Ele tem para seu plano um tempo determinado. Por isso, devemos esperar com paz e confiança, pois tudo está sob o controle do Senhor. Ele tem seus tempos e épocas e nunca se atrasa. Esperemos com a paciência na justiça que vem do Senhor.
Outro aspecto interessante da justiça de Deus é a retidão. A segunda parte do verso já citado (2b) diz que o Senhor há de julgar retamente todos os moradores da terra (3). Razão pela qual não devemos nos impressionar com a aparente ascensão social daquelas pessoas soberbas, arrogantes, ímpias, altivas e insolentes que se levantam contra a Rocha (4,5). O Senhor é reto em todos os seus juízos, pois são aplicados de acordo com a sua Lei que é pura, santa e justa. Tal verdade é um incentivo para que o nosso prazer de fato esteja na Lei do Senhor e nela meditemos dia e noite para que possamos ser abençoados pelo Pai Eterno, pois o nosso auxílio também vem dEle que “a um abate, a outro exalta”.  
Queridos leitores, descansemos no Senhor e na sua reta justiça. Ainda que estejamos em um mundo aonde, na maioria das vezes, impera a injustiça, a iniquidade e a opressão, não podemos deixar de ter fome e sede de justiça. Podemos ter absoluta certeza de que o Juiz de toda terra fará justiça aos seus escolhidos que a Ele clamam dia e noite. Que o nosso posicionamento em relação à justiça divina seja tão firme e convicto quanto foi o de Asafe ao concluir o salmo: “Quanto a mim, exultarei para sempre; salmodiarei louvores ao Deus de Jacó. Abaterei as forças dos ímpios; mas a força dos justos será exaltada” (9,10). Louvado seja o Senhor!
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário