Pesquisar este blog

sábado, 2 de março de 2013

RETROSPECTIVA HISTÓRICA


Para que pusessem em Deus sua confiança e não se esquecessem os feitos de Deus, mas que lhe observassem os mandamentos” Sl 78.7
Neste lindo salmo, Asafe faz uma retrospectiva histórica da nação de Israel em sua caminhada com Deus, desde Moisés até Davi, com o propósito de transmitir à sua geração os maravilhosos feitos de Deus em favor de seu povo. Com isso, esperava que as famílias tivessem a fé fortalecida no Senhor, de tal forma que as lembranças das realizações divinas motivassem a uma vida de obediência. Não deve ser diferente conosco, crentes em Jesus Cristo, ao lembrarmo-nos dos feitos da graça de Deus em nossas vidas.
A começar pela nossa redenção do cativeiro de Satanás. Como bem nos ilustra a redenção do povo de Israel do cativeiro egípcio: “Não se lembraram do poder dele, nem do dia em que os resgatou do adversário; de como no Egito operou ele os seus sinais e prodígios, no campo de Zoã” (42,43). Da mesma forma, se não fosse a intervenção do Senhor em nossas vidas, ainda estaríamos escravos de Satanás e condenado à morte eterna, mas Deus “nos libertou do império das trevas e nos transportou para o  reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção” (Cl 1.13,14a) .
Além da redenção, não podemos esquecer da direção segura do Senhor. O salmista se refere a ela no seu cântico ao afirmar que “fez sair o seu povo como ovelhas e o guiou pelo deserto, como um rebanho. Dirigiu-o com segurança, e não temeram, ao passo que o mar submergiu os seus inimigos” (52,53). Como é confortante e encorajador sabermos que nosso Bom Pastor nos guia diariamente “pelas veredas da justiça por amor ao seu nome” (Sl 23.3b). A certeza dessa direção do Alto remove de nosso coração toda dúvida, medo, frustração e incerteza, por mais complicada e difícil que seja a situação que estejamos vivendo.
A provisão do Senhor é também outro feito maravilhoso de Deus que não podemos esquecer jamais. Asafe não deixa dúvida sobre isso: “Nada obstante, ordenou às alturas e abriu as portas dos céus; fez chover maná sobre eles, para alimentá-los, e lhes deu cereal do céu” (22,23). O Pai Eterno está sempre atento às necessidades de seus amados filhos, por isso não deixa de suprir nenhuma delas. A não ser que estejamos passando por uma situação de prova, ou seja, esteja provando a nossa fé, caso contrário, podemos esperar convictos na fidelidade do Senhor em prover o sustento para seus servos fiéis. (Fp 4.19)
Amados leitores, por não lembrarem os feitos graciosos de Deus em favor do seu povo, muitas famílias não guardaram a aliança de Deus e não quiseram andar na sua palavra (10). Que derrota terrível para o lar! Por isso, faça sempre que possível uma recapitulação histórica familiar levando em conta a redenção, a direção e a provisão de Deus para com todos os membros da família, pois isso fortalecerá a fé de todos no Senhor levando-os a obedecer a Bíblia Sagrada. Deus continue abençoando a sua família!
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário