Pesquisar este blog

domingo, 31 de março de 2013

TEMPO DE RESTAURAÇÃO


Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvosSl 80.3

Este salmo é um clamor de Asafe a Deus em favor do povo de Israel que habitava no reino do Norte depois que este foi levado cativo pelos assírios em 722-721 a.C.  Deus havia retirado a bênção e a proteção do seu povo, agora o que se via era devastação e miséria, o abandono, a desolação, a tristeza e a dor. É justamente neste contexto, que o poeta olha para o Alto esperando pela intervenção restauradora de Deus. Por isso, este cântico é de extrema importância para nos ensinar algumas condições para receber a bênção da restauração.
O Senhor está disposto a restaurar sempre que o buscamos de todo o coração. É assim que o salmista começa o seu cântico: “Dá ouvidos, ó Pastor de Israel; tu que conduzes a José com um rebanho; tu que está entronizado acima dos querubins, mostra o teu resplendor” (1). Quando buscamos ao Senhor de todo o nosso o coração nós o achamos com os seus ouvidos sempre atentos aos nossos clamores e com as suas mãos graciosas e amorosas estendidas em nossa direção para restaurar e nos conduzir em vitória novamente.
 A intervenção restauradora de Deus sempre acontece quando nos arrependemos sinceramente. O salmista deixa isso bem claro ao declarar: “Ó Senhor dos Exércitos, até quando estará indignado contra a oração do teu povo?” (4). A indignação divina não era sem motivo, pois a nação que recebeu tantas e tantas bênçãos no passado virou as costas para Deus entrando no caminho da infidelidade. Mas quando o Senhor percebe verdadeira mudança em nosso coração ou retorno à fidelidade a restauração acontece. Aleluia!
A restauração divina permanece quando cumprimos os votos feitos ao Senhor. O cântico também nos instrui a esse respeito: “Seja a tua mão sobre o povo da tua destra, sobre o filho, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti. E assim não nos apartaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome” (18). Não se apartar mais do Senhor, é o voto que o salmista faz. Ele não pretende se afastar mais da comunhão com o Senhor, pois aprendeu por experiência que não vale a pena viver longe do Pastor Divino.
Amados leitores, é tempo de restauração para todos aqueles que no passado trilharam no caminho da comunhão, da bênção e da proteção do Senhor, mas hoje talvez estejam experimentando o abandono, a desolação, a tristeza e a dor. O Senhor tem prazer em restaurar quando o buscamos de todo o coração, com determinação para fazer as mudanças necessárias em nossas vidas e cumprir fielmente os votos que fazemos a Ele. “Restaura-nos, ó Deus...
Pr Sidney Rosa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário