Pesquisar este blog

domingo, 15 de dezembro de 2013

MISERICÓRDIA DIVINA

Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvaçãoSl 85.7

Temos mais um salmo composto pelos filhos de Corá, levitas responsáveis pelo ofício do culto no tabernáculo e depois no templo que foi construído em Jerusalém. A ocasião da composição é provavelmente depois que o povo judeu voltou para sua terra após os setenta anos de cativeiro na Babilônia, pois esse retorno só foi possível porque Deus mostrou mais uma vez a sua misericórdia. Por isso, esse cântico é instrutivo para nos revelar alguns benefícios da misericórdia de Deus sobre as nossas vidas.
O perdão gracioso é primeiro deles. Observemos que revelação maravilhosa nos faz os filhos de Corá: “Perdoaste a iniqüidade de teu povo, encobriste os seus pecados todos. A tua indignação reprimiste-a toda, do furor da tua ira te desviaste” (2,3).  É exatamente isso que acontece quando voltamos para Deus, nos arrependemos e confessamos nossos pecados. Ele tem o maior prazer em nos perdoar as transgressões e nos purificar de toda a injustiça. Louvado seja o Senhor!
O segundo benefício é a restauração da verdadeira paz. Encontramos a confirmação desta verdade na declaração: “Escutarei o que Deus, o Senhor, disser, pois falará de paz ao seu povo (...)” (8a). O pecado, além de nos separar de Deus, estabelece uma relação de inimizade entre nós e Ele, mas quando somos alcançados pela misericórdia divina temos a comunhão restaurada, ou seja, uma relação pacífica é instaurada novamente entre o filho perdoado e o Pai. Que maravilha é ter paz com Deus e ouvi-lo falar dela!
O terceiro benefício é a oportunidade de começar de novo. Prestemos atenção no que diz o cântico a esse respeito: “Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo” (6). Certo pregador disse que “a vida cristã vitoriosa é uma série de recomeços”, pois é pecado desobedecer a Deus e cair, mas também é pecado permanecer caído. A parábola do filho pródigo nos ensina que sempre é possível recomeçar em Cristo, não importa qual seja o fracasso ou a disciplina em nossas vidas.
Amados leitores, louvemos com sincera gratidão ao nosso querido Deus, pois suas misericórdias “são a causa de não sermos consumidos, porque suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã” (Lm 3.22,23a). O Senhor tem mostrado a sua misericórdia para conosco, a cada dia, nos perdoando graciosamente, falando de paz ao nosso coração e nos dando sempre a oportunidade de recomeçar quando fracassamos.

Pr Sidney Rosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário