Pesquisar este blog

sábado, 6 de agosto de 2011

GRATIDÃO PELA VITÓRIA


Ó Senhor Deus, o rei está muito feliz porque lhe deste força; está muito contente porque o tornaste vitoriosoSl 21.1

Há uma opinião comum entre os estudiosos da Bíblia a respeito de uma relação entre o salmo 20 e o 21, visto que no primeiro lê-se uma oração clamando por uma vitória na batalha, e no segundo é apresentada uma oração de gratidão a Deus pela vitória já conquistada. Não há consenso sobre esta possível ligação entre os textos, mas, sem dúvida alguma, o conteúdo do salmo de hoje expressa um profundo sentimento de gratidão ao Deus Eterno pelas conquistas alcançadas. Assim sendo, o cântico se torna pedagógico, mostrando as providências do Senhor para que andemos em vitória, diante de todas as batalhas que a nós se apresentam.
A começar pela presença dEle em nossa vida. A presença divina com o rei é destacada no quinto versículo que diz: “As tuas bênçãos estão sobre ele para sempre, e a tua presença lhe dá alegria”. Uma coisa é enfrentar as batalhas desta vida sozinho; outra, bem diferente, é enfrentá-las na companhia do Senhor.  Como o nosso coração se enche de alegria quando, ao vencermos uma batalha – qualquer que seja a natureza dela, olhamos para trás e reconhecemos que só vencemos porque o Senhor esteve fielmente ao nosso lado. Louvado seja o Senhor!
Não podemos esquecer do fortalecimento que vem de Deus para suportarmos os ataques dos nossos inimigos. Esta também era outra razão da grata alegria do salmista: “Ó Senhor Deus, o rei está muito feliz porque lhe deste força (...)” (1a). Não são poucos os momentos da vida em que pensamos em desanimar ou abandonar tudo, pois as investidas do diabo são amedrontadoras. Mas sempre o Espírito Santo traz à nossa memória o que disse o profeta: “Não fiquem com medo, pois eu estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou seu Deus. Eu lhe dou forças e os ajudo (...)” (Is 41.10). Nestes momentos, somos fortalecidos de uma maneira maravilhosa pelo Pai Eterno, que nos sustenta e nos ajuda a suportar a batalha até o fim.
Outro motivo de gratidão é a intervenção divina para frustrar os planos dos nossos inimigos. Nesse aspecto, o salmo é esclarecedor, pois afirma que “os inimigos planejam maldades e traições contra o rei, porém não terão sucesso(11). O insucesso dos inimigos dos filhos de Deus se deve ao fato de que “os anjos do Senhor estão acampados ao redor” deles e de que nada acontece sem a devida permissão do nosso Pai Celestial. Por isso, não podemos nos afastar da presença dEle. Longe do Senhor não temos a menor força contra “as astutas ciladas de Satanás”.
Meus queridos leitores, estes motivos devem encher os nossos corações de alegre gratidão ao Senhor. Com eles, Deus tem nos feito vitoriosos também na carreira da fé. Olhe para sua vida até hoje e perceba quantas lutas já foram travadas e vencidas. Sem falar na luta diária contra o “inimigo” que vem “para matar, roubar e destruir” a nossa vida e comunhão com o Senhor. Neste dia, façamos coro com o salmista, dizendo: “Ó Senhor Deus, nós te louvaremos por causa do teu poder; nós cantaremos e louvaremos a tua força

Pr Sidney Rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário