Pesquisar este blog

domingo, 21 de agosto de 2011

PROVISÃO PLENA


“O Senhor é meu pastor e nada me faltará” Sl 23.1

O salmo em destaque é universalmente atribuído a Davi, o qual, quando jovem, foi pastor de ovelhas nas regiões adjacentes à Belém, na Judéia. Ele conhecia muito bem a vida pastoril e a maneira como um rebanho era tratado no Oriente. Por isso, todas as figuras por ele empregadas no cântico têm por base a sua própria experiência, que foi usada pelo Espírito Santo para inspirar o rei de Israel a escrever este belo hino que exalta a bondade divina em prover tudo que necessitamos para vivermos felizes.
Uma das provisões do Senhor é o repouso aos cansados e a condução às águas tranqüilas, e o segundo verso não deixa dúvida quanto a esta provisão: “O Senhor me faz descansar em pastos verdes e me leva as  águas tranqüilas”. Assim como as ovelhas, somos dominados pelo cansaço proveniente da nossa trajetória de vida e precisamos saciar a sede da nossa alma em Deus. Somente Jesus Cristo pode nos satisfazer plenamente, pois àqueles que atendem a seu convite, ele garante: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendem comigo porque sou bondoso e tenho um  coração humilde; e vocês encontraram descanso” (Mt 11.28).
Outra provisão maravilhosa diz respeito ao refrigério renovador e a direção no caminho da justiça, pois o terceiro versículo afirma: “O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu”. Como ovelhas do Bom Pastor, temos a certeza de que não erraremos o alvo e, ainda que a caminho da nossa peregrinação seja estreito e difícil, e o caminho da justiça é assim, encontramos no Senhor força e fortaleza para trilhar nele até o fim. Jesus Cristo prometeu: “Felizes as pessoas que têm fome e sede da justiça, pois ele as deixará completamente satisfeitas” (Mt 5.6).
A proteção e a consolação nas situações de risco é outra provisão do nosso Supremo Pastor que enche os nossos corações de alegria e gratidão. A promessa está no quarto versículo: “Ainda que eu ande  por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; pois tua vara e teu cajado me consolam”. Por maior que seja o perigo, Ele pode nos libertar, e, se não o suportamos e morrermos ao enfrentá-lo, iremos para sua presença para todo o sempre. O Senhor Jesus fez questão de declarar aos seus seguidores antes de retornar ao Pai: “E lembrem disto: eu estou  com vocês,  até o fim dos tempos”. (Mt 28.20b)
Meus queridos leitores, não tenhamos medo de enfrentar os problemas, as lutas, os perigos, as dificuldades que a carreira da fé nos apresenta. Não somos como muitos que estão exaustos e aflitos, “como ovelhas que não têm pastor”, pois somos ovelhas que temos o Supremos Pastor Jesus Cristo, o qual não deixará faltar nada para vivermos uma vida de fé vitoriosa, e, no fim, cada um de nós fará aquela conhecida declaração do apóstolo Paulo: “Combati um bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (II Tm 4.7).

Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário