Pesquisar este blog

sábado, 3 de setembro de 2011

ORIENTADO PELA VERDADE



Examina-me e põe-me à prova, ó Senhor; julga os meus desejos e os meus pensamentos, pois o teu amor me guia e a tua verdade sempre me orientaSl 26.2,3

Não se sabe ao certo em qual circunstância Davi teria escrito o salmo em destaque, mas acreditam alguns que foi em dias turbulentos, quando seu filho Absalão se rebelou contra ele, fazendo terríveis e injustas acusações. O desejo do rapaz era assumir o lugar do pai como rei da nação. Se o contexto for esse, então, podemos aprender com o salmista a importância de orientarmos a nossa vida pela verdade revelada pelas Escrituras Sagradas, que nos garante alguns benefícios.
A direção de Deus nos conduz a uma vida pautada pela integridade pessoal, agradando ao Senhor. Por isso o salmista inicia o salmo suplicando: “Faze-me justiça, Senhor, pois tenho andado na minha integridade e confio no Senhor, sem vacilar” (1). Se ele não tivesse moldado seu caráter pelos princípios e valores dos céus, não poderia orar pedindo a manifestação da justiça divina em seu favor, pois o Senhor não inocenta o culpado. Ele é justo em todos os seus juízos.
Além disso, somos agraciados com a sabedoria do Alto, orientados a não dar ouvidos aos conselhos de pessoas que não temem ao Senhor. Isso fica bem claro no salmo: “Não me tenho assentado com homens falsos e como os dissimiladores não me associo. Aborreço a súcia de malfeitores e com os ímpios não me assento”. (4,5). Somente seguindo a verdade dos céus poderemos viver uma vida sábia e inteligente, nos mantendo afastados de toda a aparência do mal.
Também podemos afirmar que a direção da verdade nos liberta de toda mentira do diabo, que, aliás, é o pai da mentira. O Senhor Jesus Cristo deixou bem claro aos seus seguidores que somente o conhecimento da verdade pode libertar de toda e qualquer mentira do inferno. Muitos continuam escravos do pecado, da mentira, do engano e da fraude porque têm desprezado a verdade libertadora do evangelho de Deus. Não se iluda! A mentira tem um grande poder de corrosão, destruição e morte. Honre a verdade e ela nunca o decepcionará.
Queridos leitores, foi seguir a orientação da verdade que fez toda a diferença na vida de Davi e, afinal, apesar de todas as ameaças e acusações injustas, ele saiu vitorioso. Da mesma forma acontece com todo aquele que se deixa orientar pelas Escrituras, pois através dela cultivamos uma integridade a toda a prova, somos agraciados com a sabedoria de Deus e ainda temos a libertação de todas as mentiras de Satanás. Louvado seja o Senhor Jesus Cristo, porque ele “é o caminho, a verdade e a vida”.

Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário