Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011

BENIGNIDADE DIVINA


Uma leitura ainda que rápida deste salmo, nos mostra que o assunto central da composição é a benignidade do Senhor. Este atributo diz respeito aos cuidados de Deus com o bem estar de todos aqueles a quem ama. Atribuído a Davi, a composição provavelmente aconteceu num momento em que seus adversários maquinavam o mal contra ele. Apesar das adversidades, o salmista nos ensina como Deus manifesta de maneira maravilhosa a sua benignidade para conosco.
A benignidade de Deus se manifesta através de sua providência para com toda a criação. Isso fica claro nas seguintes declarações do cântico: “A tua benignidade, Senhor, chega até aos céus, até as nuvens, a tua fidelidade (...) Tu, Senhor, preservas os homens e os animais” (5,6c). Não tem limites a benignidade divina, pois através dela o Criador continua preservando a existência da criação que ele fez surgir do nada e a dirige para os propósitos que designou para todas as criaturas.
O refúgio na presença de Deus é outra preciosa manifestação de sua benignidade. Observe o que nos revela o sétimo verso: “Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas”. Para fixar essa verdade em nossos corações, o salmista usa a conhecida figura dos filhotes de ave, que se escondem sob as asas de sua mãe. É na intimidade da oração que encontramos o socorro, auxílio, direção e fortalecimento para enfrentar os instantes tenebrosos e contraditórios da nossa existência.
Outra manifestação da benignidade do Senhor é a derrota de todos os nossos inimigos. Com esta certeza o salmista encerra o cântico: “Não me calque o pé da insolência, nem me repila a mão dos ímpios. Tombaram os obreiros da iniqüidade; estão destruídos e já não podem levantar-se” (11,12). Muitos eram os que maquinavam o mal contra Davi, mas sua confiança na contínua benignidade do Senhor o levava a ver, pela fé, a derrota de todos os seus inimigos.
Queridos leitores, façamos coro com o salmista e celebremos de todo o nosso coração a preciosíssima benignidade de Deus Pai para com todos nós. Porque, através dela, contemplamos a providência de Deus preservando e dirigindo toda a criação, recebemos o acolhimento seguro debaixo das “asas” do Pai e, também, temos a certeza de que, unidos com Jesus Cristo, somos mais que vencedores diante dos nossos inimigos. Aleluia! Louvado seja o Senhor!

Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário