Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

BONDADE RECOMPENSADA

O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se, cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mãoSl 37.23,24

O conteúdo do salmo em destaque trata de um assunto que sempre mexeu com o coração dos filhos de Deus, pois fala da prosperidade material dos incrédulos, em contraste com as adversidades e tribulações enfrentadas por aqueles que trilham o caminho da justiça, da obediência e da fé. Ainda que alguns cristãos, com muita freqüência, fiquem indignados com os malfeitores e outros fiquem tentados a invejar os que praticam a iniqüidade (1), temos no cântico algumas orientações que nos consolam e nos animam a viver pela fé, cultivando sempre um coração bom aos olhos de Deus.
A firmeza que vem da direção de Deus é a primeira promessa para aqueles que primam por um viver marcado pela bondade: “O Senhor firma os passos do homem bom” (23a). A caminhada da fé não é fácil e nem facilitada pelo Senhor, porém, quando nos dispomos a permanecer fiéis aos ensinamentos bíblicos, temos a segurança de que cada passo da nossa vida é determinado pelo nosso Pai Eterno. Quantos já perderam a firmeza na caminhada da fé porque tiraram os olhos de Jesus Cristo e repararam na aparente prosperidade dos ímpios?
O segundo incentivo para perseverarmos na prática da bondade é o prazer que nossa atitude causa em nosso Deus: “e no seu caminho se compraz” (23b). Além de nos proporcionar prazer, alegria e satisfação, o perseverar na carreira da fé, fazendo o bem, também enche o coração do nosso Pai de alegria. Ele se compraz ao ver seus filhos andando com firmeza na sua Palavra e confiando na sua providência, com a qual não permitirá que nenhum de seus descendentes venha a mendigar o pão nesta vida (25).
A boa mão do nosso Deus nos segurando com graça e amor é também um fortíssimo estímulo para que a bondade continue sendo uma marca em nosso viver cristão: “se, cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão” (24). A nossa carreira de fé nunca deixará de ter adversidades, desapontamentos e quedas, mas o crente bom e fiel é amparado pela mão de Deus, que o levanta e o coloca de volta no caminho da benção e da vitória. Louvado seja o nosso Senhor!
Queridos leitores, toda impiedade humana será inevitavelmente castigada pela justiça de Deus, da mesma forma que a bondade dos fiéis será devidamente recompensada nesta vida e na eternidade. Não nos iludamos com a suposta prosperidade dos malfeitores e iníquos, pois o Senhor tem prazer em firmar nossos passos em nossa jornada de fé e, ainda que caiamos, se clamarmos por Ele com o coração arrependido, sua mão restauradora nos será estendida.
Pr Sidney Rosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário