Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

ENFRENTANDO A TRAIÇÃO

Com efeito, não é o inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; mas és tu homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigoSl 55.12,13

Uma experiência humana que causa muita dor ao coração é ser vítima de traição. A composição deste salmo é atribuída a Davi quando enfrentava a rebelião do próprio filho Absalão que desejava ocupar o lugar do pai no trono de Israel. Se não bastasse esse problema na vida rei, ele se vê traído por Aitofel, amigo íntimo e um dos conselheiros mais conceituados do governo, que passara para o lado de Absalão. A reação de Davi diante desta situação é muita instrutiva no sentido de termos que lidar com a traição.
A primeira reação do servo de Deus foi apresentar suas queixas ao Senhor. Com certeza o choque foi fortíssimo quando Davi recebeu a notícia da traição de seu amigo, mas ele não entrou em desespero, pois o cântico nos revela algo tremendo: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz” (16,17). Não adiantava o rei ficar lamentado ou queixando-se para as pessoas, por isso ele gastou tempo tratando do seu coração ferido na presença do Senhor.
Outra reação do rei de Israel foi buscar o livramento que vem do Alto. Davi não apenas apresenta suas queixas, mas também implora a intervenção de Deus: “Livra-me a alma, em paz, dos que me perseguem; pois são muitos contra mim” (18). Com a experiência de vida que Davi tinha e com toda a “máquina” do governo a seu favor, poderia ter enfrentado aquela situação e resolvido as coisas ao seu modo, contudo ele prefere buscar o livramento que vem do Alto pois ele tinha certeza de que Deus não desampara seus filhos nos momentos de aflição e sempre age com justiça em favor deles.
Ainda outra reação muita instrutiva do autor do cântico foi lançar sobre o Senhor Deus as suas preocupações. Sobre isso o salmo nos revela: “Entregue suas preocupações ao Senhor, ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair” (22). Além da aflição e dor que atingem o coração da pessoa traída, ela é também tomada por uma preocupação excessiva e fora do comum chamada de ansiedade. Doença que atinge milhares de pessoas na atualidade. O melhor tratamento para a ansiedade é entregar todas as nossas preocupações ao Senhor e descansar nele (I Pe 5.6,7).
Portanto, amigos leitores, ninguém está livre de ser vítima de algum tipo de traição nesta vida. Ela pode vir do cônjuge, dos pais, dos filhos, do patrão, dos empregados, dos irmãos, dos familiares, dos vizinhos, ou daquele amigo íntimo. Até mesmo o nosso Senhor Jesus Cristo foi vítima da traição de um amigo íntimo! Se você for traído por alguém se lembre de reagir de maneira sábia, ou seja, apresentado suas queixas ao Pai Eterno, buscando dEle o livramento e colocando todas as suas preocupações diante do trono da graça divina. Com certeza, o nosso Deus vai te abençoar de uma maneira toda especial.

Pr Sidney Rosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário