Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

REFÚGIO SEGURO


Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidadesSl 57.1

Temos outro salmo cuja composição é atribuída a Davi, quando, para fugir da ira de Saul, se oculta numa caverna. Não sabemos ao certo se foi na caverna de Adulão (I Sm 21) ou se nos esconderijos do deserto de En-gedi (I Sm 24), mas o conteúdo do cântico não deixa dúvida de que a ocasião era de grande aperto e aflição e que, somente no refúgio divino, a alma de Davi encontrou alívio e segurança. Como é importante saber e crer que todo discípulo de Cristo sempre encontra em Deus um refúgio seguro em momentos de grande perigo. Consideremos os seguintes motivos.
É nesse refúgio que recebemos auxílio dos céus. O salmista não tem dúvida sobre isso, pois seu testemunho é muito claro: “Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele dos céus envia o meu auxílio e me livra; cobre de vergonha os que me ferem (...)(2,3a). Não são poucas as vezes que também experimentamos dias de calamidades, como Davi, mas não entremos em desespero porque podemos ter certeza de que o auxílio dos céus providenciará o livramento daqueles que querem nos destruir.
É também no refúgio divino que experimentamos a misericórdia do Senhor. Além de clamar ao Deus Altíssimo por auxílio, Davi também suplica: “(...) Envia a sua misericórdia (...)” (3b). Ele não pede apenas o livramento dos seus inimigos, mas também reconhece a sua fragilidade em virtude do pecado. A sinceridade sempre foi uma característica marcante na vida de Davi, pois sempre foi capaz de reconhecer seus pecados e saber que as “misericórdias do Senhor é a causa de não sermos consumidos”.
É buscando sempre esse refúgio que provamos a fidelidade do Senhor. O clamor do salmista ao Deus Altíssimo inclui também o envio desse atributo divino: “(...) Envia a sua fidelidade” (3c). Deus nunca falhou no cumprimento de suas promessas, ainda que nós falhemos no cumprimento de nossos votos, o que entristece muito o Espírito Santo que habita em nós! Fiel às suas promessas, Deus provou seu grande amor para conosco, “em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Deus é fiel!
Assim sendo, amados leitores, busquemos sempre acolhimento nesse refúgio gracioso, como diz o salmista: “à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”. O refúgio que os recursos humanos oferecem neste mundo são frágeis e enganadores. Somente o refúgio de Deus nos garante a segurança e a vitória nos dias que atravessamos, pois no Senhor Jesus Cristo recebemos o auxílio, experimentamos a misericórdia e provamos a fidelidade de Deus. Louvado seja o Senhor!
 Pr Sidney Rosa







Nenhum comentário:

Postar um comentário