Pesquisar este blog

sábado, 5 de maio de 2012

ALEGRIA DO JUSTO


Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra
Sl 58.11

No salmo em destaque, Davi manifesta um protesto veemente contra a corrupção que dominava durante os seus dias, principalmente entre as autoridades constituídas. O conteúdo do cântico revela claramente a inconformação dele em perceber que a injustiça imperava na sociedade de tal forma que poderia se pensar que não valia a pena praticar a justiça, ou seja, trilhar no caminho da honestidade ou integridade moral. Em seu clamor contra a impiedade e injustiça, aprendemos algumas verdades esclarecedoras e confortadoras.
O salmista nos revela que toda injustiça será devidamente condenada por Deus. É o que claramente afirma a segunda parte do versículo em destaque: “(...) há um Deus, com efeito, que julga a terra”.  Não se deve pensar que as nossas ações, palavras e pensamentos não são vistos pelos olhos do Eterno. Fomos criados por Ele para vivermos segundo a sua vontade, conforme foi revelada e está registrada na Bíblia Sagrada. A vontade deste Juiz de toda a terra, para cada ser humano, é boa, perfeita e agradável. Sua justiça é perfeita e aplicada com muito amor, pois tem como propósito principal nos abençoar, nos ensinar, nos corrigir e nos conduzir sempre no caminho da felicidade eterna. Ainda que muitos não busquem e nem se preocupem com a justiça dos Céus, por isso tanta maldade, engano, violência, corrupção, fraude, traições..., não podemos esquecer de que o Deus Eterno, que julga todas as pessoas deste planeta com perfeita justiça, “não inocenta o culpado”.
O salmista também nos revela que toda justiça será devidamente recompensada por Deus. É o que se percebe claramente na primeira parte do versículo: “Então, se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo (...). Isso nos conforta e nos fortalece tremendamente para perseverarmos no caminho da justiça, da honestidade e da integridade moral. Muitas vezes, somos tentados a deixar de lado os valores do reino de Deus, em nossa conduta diária, para adotarmos o estilo de vida dos ímpios, dos incrédulos, ou seja, daqueles que não têm temor e nenhum compromisso com o Senhor e sua Igreja, pois parece, aos olhos humanos, que prosperam, crescem, são tão felizes e despreocupados. Cuidado! Não se deixe iludir, pois as aparências enganam. Fomos justificados em Cristo Jesus, por meio da fé, para vivermos uma vida justa, santa e piedosa aos olhos do nosso Pai Celestial. Se assim vivermos, Ele garantiu a justa recompensa aos seus filhos: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los”. Lc 18.7
Portanto, queridos leitores, não podemos perder o foco na vida cristã. Ainda que a sociedade humana esteja cada vez mais pervertida e corrompida, nos seus valores morais e espirituais, porque o “mundo jaz no maligno”, não podemos nos conformar com ela. Estamos nela, mas somos de Deus. Não podemos deixar de “ter fome e sede de justiça”, ou seja, viver uma vida marcada pela honestidade, transparência e integridade, pois a nossa alegria esta na certeza de que: “Na verdade, há recompensa para o justo (...)”.
Pr Sidney Rosa






Nenhum comentário:

Postar um comentário