Pesquisar este blog

sábado, 26 de maio de 2012

VITÓRIA GARANTIDA


Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversáriosSl 60.12

O versículo destacado nos revela a convicção de Davi em ter vitória garantida frente às várias batalhas contra os diversos inimigos de Israel. O salmo começa em forma de lamento, pois em algumas ocasiões a vitória esteve longe dos filhos de Jacó em virtude da infidelidade à Aliança estabelecida com o Senhor. Mas, no término do cântico, temos algumas orientações sobre como podemos ter a vitória sobre todos os nossos inimigos.
A vitória é certa para todo cristão que é conduzido pelo Senhor. O salmista lembra, em forma de interrogação, a segurança de quando se tem a condução do Pai Celestial para a batalha: “Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me guiará até Edom?” (9). Nas lutas da vida não pode ser diferente, não podemos ser conduzidos pelo “mundo” e nem pela nossa “carne”, ou seja, pela nossa natureza pecaminosa, pois seremos inevitavelmente derrotados.
O viver consagrado ao Senhor dos Exércitos é outra condição para a vitória dos filhos de Deus.  Davi sabia que a presença do Senhor era indispensável na batalha contra os inimigos, por isso faz a seguinte exclamação: “Não nos rejeitastes, ó Deus? Tu não sais, ó Deus, com os nossos Exércitos!” (10). O Senhor só não luta conosco e por nós, quando deixamos de priorizar uma vida de santidade, caso contrário, Ele nunca nos deixa e muito menos nos desampara na batalha contra o maligno e o pecado.
A vitória sempre estará garantida para aqueles que verdadeiramente confiam no Deus Eterno. Reveladora é A declaração de fé do salmista: “Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem” (11). Muitas ainda confiam em “carros ou cavalos”, ou seja, na capacidade humana em lidar com os problemas essenciais desta vida, mas Deus nunca concederá a vitória sobre o pecado, a morte e o inferno para aqueles que, dominados pela soberba, ainda não se humilham com fé diante de Jesus Cristo.
Sim! “Em Deus podemos fazer proezas”, ou seja, conquistar vitórias maravilhosas, “pois ele mesmo calca aos pés os nossos adversários”. Não pode ser outra a convicção para aqueles que lutam, batalham e pelejam para viverem segundo a vontade de Deus neste mundo. Apesar de todas as ameaças, investidas, intimidações, armadilhas e planos dos nossos inimigos para nos destruírem (o mundo, a carne e o diabo), temos a vitória garantida quando, com as nossas vidas consagradas, confiamos no Senhor e na sua palavra.
Pr Sidney Rosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário