Pesquisar este blog

sábado, 2 de junho de 2012

REFÚGIO VERDADEIRO


Leva-me para a rocha que é alta demais para mim; pois tu me tens sido refúgio e torre forte contra o inimigo.Sl 61.2b,3

O conteúdo deste salmo revela o lamento de alguém que está angustiado por estar longe de Jerusalém, local onde estava o tabernáculo que guardava a Arca da Aliança. Muitos consideram que o autor seja o rei Davi, fazendo referência aos dias atribulados em que enfrentou a furiosa perseguição de seu sogro Saul, ou então, aos tempos não menos angustiosos em que, anos depois, teve pela frente a rebelião furiosa de Absalão, seu próprio filho. Seja qual for a ocasião da composição, aprendemos com o salmista que temos razões suficientes para fazer do Senhor o nosso refúgio.
Fazemos do Senhor o nosso refúgio seguro quando reconhecemos a nossa total dependência dEle. O salmista não esconde essa realidade, pois inicia o cântico declarando: “Ouve, ó Deus, a minha súplica;  atende a minha oração. Desde os confins da terra clamo a ti, no abatimento do meu coração” (1,2a). Deus sempre permite que seus amados filhos enfrentem situações adversas, desafiadoras e algumas até ameaçadoras para reconhecerem que, sem Ele, nada podem fazer. Por isso, não podemos deixar de fazer uso da prática de constantes e fervorosas orações suplicando o auxilio que vem do Pai Celeste. Não fique com o coração abatido por causa das circunstâncias desfavoráveis, os problemas desta vida e os ataques dos inimigos que talvez você esteja enfrentando. Clame ao Senhor! Busque ao Senhor enquanto você pode achá-lo; invoque-o enquanto está perto. (Is 55.6)
Devemos fazer do Senhor o nosso refúgio verdadeiro porque Ele é a nossa única esperança. O salmista nunca perdeu totalmente a esperança. Mesmo em dias os mais angustiosos e aflitivos, ele expressa a esperança de que dias melhores virão: “Assista eu no tabernáculo, para sempre; no esconderijo das tuas asas eu me abrigo (...) Dias sobre dias acrescentas ao rei; duram os seus anos gerações após gerações” (4,6). Esta deve ser também a confiança de todos os filhos de Deus. No enfrentamento das situações difíceis desta vida, ainda que os dias estejam sombrios, nublados e tenebrosos no momento, não podemos perder de vista que “Aquele que está em nós é maior do que aquele que está no mundo” (I Jo 4.4b). Por isso, no Senhor Jesus Cristo, todos os filhos de Deus podem olhar para o futuro com verdadeira esperança: dias melhores com certeza virão para todo aquele que faz do Senhor o seu “refúgio e torre forte de proteção contra os inimigos” (3).
Amados leitores, louvado seja o Senhor Jesus Cristo para todo o sempre! Ai de nós se Ele não fosse o nosso refúgio verdadeiro em todas as situações desta vida. Em virtude de nossa fragilidade, como seres humanos, não podemos abrir mão deste refúgio divino, pois o Senhor é nossa única esperança como sempre cantamos no refrão de um belo hino do cantor cristão (324): “No poder de Cristo, o Mestre, minha vida salva está! Do perigo que cercá-la, ele poderá livrá-la: seu poder eterno sempre a susterá”. Louvado seja o Senhor!
Pr Sidney Rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário