Pesquisar este blog

sábado, 23 de junho de 2012

"Inimigos Secretos"


O justo se alegra no Senhor e nele confia; os de reto coração, todos se gloriamSl 64.10

O conteúdo deste cântico relata a súplica de Davi pedindo a Deus que guarde a sua vida de inimigos secretos, ou seja, pessoas do seu convívio diário que, movidas por inveja e hipocrisia, secretamente intentavam contra o servo de Deus com difamações, calúnias, maledicências e intrigas (2-5). É interessante e instrutivo observar a maneira como o salmista enfrentou tal situação, convicto de que a vitória mais uma vez seria dada pelo Senhor, conforme nos relata o versículo acima.
Todos nós também estamos sujeitos a experimentar situações semelhantes à de Davi. Quantas vezes os filhos de Deus são vítimas daqueles que “afiam a língua como espada e apontam, quais flechas, palavras amargas, para às ocultas, atingirem o íntegro (3,4a). Contudo, o crente em Cristo não deve perder a sua alegria, pois ela está no Senhor, conforme o salmista nos orienta: “O justo se alegra no Senhor (...)”.  É na alegria do Senhor que encontramos força para resistir as “palavras amargas” dos adversários (Ne 8.10).
A confiança na fidelidade do Senhor é também indispensável para enfrentar e vencer os “inimigos secretos”. A salmista não tinha dúvida sobre isso, pois clama com plena confiança tanto na proteção como também na intervenção de Deus a favor da justiça: “Esconde-me da conspiração dos malfeitores (...) Mas Deus desfere contra eles uma seta; de súbito, se acharão feridos. Dessarte, serão levados a tropeçar; a própria língua se voltará contra eles; todos os que os vêem meneiam a cabeça”. (2a; 7,8).
A retidão do coração ou um viver marcado pela transparência e honestidade é outra postura fundamental no enfrentamento àqueles que conspiram contra a reputação dos filhos de Deus. Davi sabia exatamente o que seus inimigos diziam e faziam a seu respeito: “Teimam no mau propósito; falam em secretamente armar ciladas; dizem: Quem vos verá?” (5). Entretanto, o servo de Deus não se intimida e nem se desespera, mas se mantém firme no seu propósito: “os de reto coração, todos se gloriam”.
Amados leitores, não podemos esquecer que a nossa luta não é “contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6.10). Por essa razão, na maioria das vezes, esses seres do reino das trevas usam pessoas, “inimigos secretos”, para atingir a integridade dos filhos de Deus. Apesar disso, temos a vitória garantida se mantivermos nossa alegria e confiança no Senhor, com um viver marcado pela retidão.  Louvado seja o Senhor!
Pr Sidney Rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário