Pesquisar este blog

sábado, 16 de junho de 2012

SATISFAÇÃO PLENA


Como de banha e de gordura farta-se  a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva, no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noiteSl 63.5,6

Temos diante de nós um dos salmos mais celebrados do hinário de Israel. A composição é atribuída a Davi, quando estava foragido no deserto da Judéia em virtude da perseguição que sofria de seu próprio filho Absalão. Apesar de ter vivido em circunstâncias tão adversas e perigosas, o autor do cântico nos deixou um testemunho maravilhoso de como a alma humana pode encontrar plena satisfação em Deus, conforme se destaca nos versículos acima.
 A mesma satisfação pode ser encontrada por nós quando buscamos ao Senhor de todo o coração. Esse é o primeiro passo conforme nos revela o salmista: “Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água” (1). Tais palavras revelam o profundo e intenso desejo de um coração apaixonado e convicto de que o ser humano só pode encontrar satisfação em Deus, que o criou conforme sua imagem e semelhança.
Outro passo em direção a esta satisfação pessoal é colocar na graça do Senhor toda a nossa confiança. Olhemos para o que diz o cântico sobre isso: “Assim eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam” (2,3). Como Davi, depois que passamos a confiar e a depender dos favores imerecidos do Pai Eterno para o suprimento de todas as nossas necessidades, o nosso viver experimenta um nível de satisfação tal que, ainda que estejamos atravessando um “deserto” também, nossos lábios louvam continuamente ao Senhor.
Manter a nossa alegria no Senhor é outro importantíssimo passo para que a alma humana esteja sempre satisfeita. Ela nunca será saciada plenamente se colocarmos a nossa alegria nas pessoas, nas coisas materiais e em ideais nesta vida que não sejam compatíveis com os propósitos do reino de Deus. Sobre essa verdade o salmista não deixa nenhuma dúvida ao afirmar que “o rei, porém, se alegra em Deus; quem por ele jura gloriar-se-á, pois se tapará a boca dos que proferem mentira” (11).
Amados leitores, não podemos de forma alguma nos afastar desta “fonte” inesgotável de satisfação, ou seja, da comunhão com o nosso querido Deus pela mediação de nosso Senhor e Salvador Jesus  Cristo, em quem nós temos sido abençoados “com toda sorte de benção espiritual” (Ef 1.3). Não importa as circunstâncias que estejamos atravessando, quando buscamos a Jesus Cristo de todo o coração, confiando em sua maravilhosa graça e mantendo nEle a nossa alegria, a nossa alma estará sempre satisfeita. Louvado seja o Senhor para todo o sempre!
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário