Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

CUIDADO DIVINO


Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústiaSl 59.16

O conteúdo do salmo destacado revela que seu autor estava vivendo um momento delicadíssimo, pois sua vida corria risco real de ser ceifada por “homens sanguinários” (2b). Muitos afirmam que este cântico foi composto por Davi quando, numa determinada noite, sua residência foi cercada de soldados enviados por Saul para tirar-lhe a vida (I Sm 19.8-17). Sendo assim, aprendemos neste hino que sempre podemos contar com o cuidado de Deus em todas as situações de nossa vida.
Deus sempre cuida de seus filhos provendo fortalecimento para enfrentar as lutas diárias. A respeito desse cuidado, a convicção do salmista é tanta que declara: “Eu, porém, cantarei a tua força (...)”. Não podemos abrir mão desse fortalecimento que vem da parte do Senhor. Em muitas situações da vida, a lutas, as barreiras, os desafios e os riscos são muitos que chegamos ao limite das nossas forças físicas, emocionais e espirituais. Contudo, não podemos esquecer a recomendação da palavra de Deus: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força de seu poder”. Ef 6.10
Deus também não deixa de cuidar dos seus enviando misericórdia a cada manhã. Ainda que o salmista tenha vivido uma noite tenebrosa, sinistra, perigosa e até de lágrimas, ele faz uma tremenda declaração de fé: “(...) pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia”.  No cuidado do Pai Eterno para conosco, as suas misericórdias “são a causa de não sermos consumidos, pois as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã” (Lm 3.22,23). Por isso, também não podemos deixar de louvar ao Senhor com sincera alegria pela misericórdia dele sobre as nossas vidas.
Deus cuida com muito carinho dos seus amados provendo proteção contra os inimigos. É o que o autor do cântico nos revela em seu testemunho: “(...) pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da angústia”. Como discípulos de Jesus Cristo, na caminhada da fé, somos constantemente assediados pelo inimigo das nossas vidas, o Diabo, que “anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (I Pe 5.8b). Só o Senhor é o nosso “alto refúgio”, através de nossa comunhão com Ele, para nos proteger de todas as investidas do nosso Adversário.
Portanto, queridos leitores façamos coro com o salmista neste maravilhoso dia que o Senhor nos faz. Cantemos, louvemos e celebremos com alegria ao Senhor porque Ele tem cuidado de cada um de nós de uma maneira toda especial. Ainda que você tenha atravessado noites difíceis, doloridas, perigosas e até de lágrimas, lembre-se que o Senhor continua cuidando da sua vida: dando-lhe forças, sendo misericordioso e um refúgio seguro nos dias de angústia.
Pr Sidney Rosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário