Pesquisar este blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

UMA FELICIDADE MAIOR

Há muitas pessoas que oram assim: dá-nos mais bênçãos, ó Senhor Deus, e olha para nós com bondade! Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que a daqueles que têm comida com fartura”
 Sl 4.6,7
Nos versículos em destaque, o salmista faz uma declaração maravilhosa a respeito da felicidade e podemos abstrair que muitas pessoas que o salmista conhecia viviam inconformadas e pessimistas com a falta de alegria. Ele afirma claramente que experimentava um contentamento, em grau superior, que não dependia da satisfação de todas as necessidades básicas da vida humana. Era maior porque era colocada pelo próprio Deus no coração dele. Brotava de um relacionamento íntimo e diário com o Senhor e permanecia independente das adversidades, imprevistos, desafios e riscos de cada dia. Vejamos algumas razões pelas quais nós também podemos desfrutar de uma felicidade maior no Senhor.
Primeiramente, porque podemos confiar na Fidelidade do nosso Deus, pois há uma convicção no coração do salmista: “Ó Deus, defensor dos meus direitos, responde-me quando eu te chamar! Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração!” (1). Num momento em que seus direitos não estavam sendo respeitados, ele não tem outra alternativa senão clamar pela Misericórdia Divina, ou seja, pelo Socorro que vem de Cima, porque, à luz das dificuldades vencidas no passado com auxílio do Pai Celeste, ele tinha certeza que podia contar com a fidelidade de Deus no cumprimento de suas promessas.
Além da fidelidade divina, o escritor do salmo contava com o Cuidado especial do Senhor dispensado sobre aqueles que são fiéis. Ele faz uma declaração enfática para aqueles que desprezam os conselhos do Senhor Deus e amam “aquilo que não tem valor e andam atrás de falsidades”: “Lembrem que o Senhor Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele; o Senhor me ouve quando chamo” (2b,3). Com base nesta afirmação, podemos crer que o cuidado paterno de nosso Deus é uma fortíssima razão para desfrutarmos de uma felicidade maior. Felicidade que Ele tem prazer de colocar no coração de todos os filhos que correspondem à sua fidelidade Lhe sendo fiéis.
Acredito que a maior razão para que desfrutemos de uma felicidade maior, além da Fidelidade e do Cuidado diário de Deus, está na certeza da Salvação Eterna. Ela é garantida a todos aqueles que tiveram uma experiência pessoal de crer em Jesus Cristo, com um coração arrependido por viver longe de Deus. A certeza da Redenção em Cristo cria no coração humano uma fonte de felicidade indescritível e incomparável. Uma vez que você desfruta de tal Esperança, não é possível mais viver sem alegria. Nada a substitui, porque ela é eterna. O próprio Senhor Jesus Cristo declarou: “E lhes dou a vida eterna, e por isso vocês nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-los da minha mão” (Jo 10.28). Louvado seja o Senhor por tão grande Salvação!
Portanto, meus queridos e amados irmãos em Cristo, podemos também, juntamente com o salmista, desfrutar de uma felicidade maior, mesmo que não tenhamos todas as nossas necessidades básicas pessoais e familiares atendidas como queremos.  Nossa alegria advém da comunhão íntima e diária com o Pai Celestial, que é Fiel e Cuidadoso para conosco e também nos garante a Salvação eterna em Jesus Cristo. Creio que cada um de nós pode fazer coro com o salmista ao final de cada dia: “Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança” (8).
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário