Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A BENÇÃO DA SAÚDE

Tem compaixão de mim, pois me sinto fraco. Dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido, e aminha alma está muito aflita. Ó Deus, quando me virás curar?Sl 6.2,3

Nos versículos acima, percebe-se que Davi tinha perdido a saúde física e moral em virtude de seus pecados. O seu sofrimento era tanto que seu lamento chegou ao limite de suas forças: “Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas e o meu choro encharca o travesseiro” (4). Contudo, sua única e última alternativa foi clamar: Ó Deus, quando me virás curar?” Como sofremos quando perdemos a benção da saúde! Dela, todos indistintamente carecemos, e em todas as áreas do nosso ser.
A começar da saúde do nosso corpo. E, quase sempre, só damos o devido valor à saúde física quando a perdemos. Quanto descuido com relação a cuidados simples em nossos hábitos alimentares e físicos do dia a dia que comprometem em muito a manutenção de um corpo saudável para servir a Deus e ao próximo. As causas das doenças físicas são muitas e variadas. Algumas de origem natural e outras até de origem sobrenatural. Quantas pessoas carentes de cura física! Embora procurem tratamento médico, estão sempre aguardando um milagre vindo da parte de Deus, que pode fazer o impossível, segundo sua soberana vontade.
A saúde das nossas emoções também é muito importante para um viver pleno. Algumas enfermidades instalam-se, não no corpo, mas na alma causando grande sofrimento ao coração humano. Não é pequeno o número daqueles que carecem de cura emocional! Pessoas com traumas emocionais, com feridas abertas, que não perdoam e nem pedem perdão. Muitas com ódio no coração, tomadas pelas angústias e tristezas da vida. Pessoas que, como o salmista, passam noites e noites derramando lágrimas a ponto de encharcar o travesseiro. A saúde das nossas emoções não deve ser negligenciada, mas cultivada com todo zelo e carinho.
Acima de tudo não podemos descuidar da saúde do nosso espírito. Ele, como o corpo e a alma, precisa de igual modo de cuidados especiais para que esteja e permaneça sempre saudável. Quando o espírito humano adoece os reflexos em todas as áreas do nosso ser são inevitáveis. Uma das provas é a afirmação do escritor de Provérbios ao afirmou que “o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 22.17b). É muito grande o número de pessoas carentes de cura espiritual!  Estão doentes por serem prisioneiras de seus próprios pecados. Vivem com medo do presente e do futuro, porque não tem certeza de vida eterna. A saúde do nosso espírito não pode ficar em segundo plano porque no plano de Deus é prioridade para as nossas vidas.
Portanto, meu querido irmão ou irmão, não se pode deixar de buscar de Deus a benção da saúde em todas as áreas do nosso ser, ou seja, a saúde do corpo, das emoções e do espírito. O descuido em uma delas pode comprometer todo o conjunto da nossa vida. Eu não sei em qual área você carece de mais saúde hoje. Talvez hoje você não tenha necessidade de cura! Contudo, poderão vir dias de provações e sofrimentos insuportáveis sobre a nossa vida, mas não podemos esquecer que o nosso Deus é o mesmo Deus de Davi, que, apesar de permite o sofrimento, nos dá a vitória por meio de Jesus Cristo. Louvado seja o Senhor pela benção da saúde!

Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário