Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

O QUE É O SER HUMANO?

Quando contemplo os céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é um simples ser humano para que penses nele. Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?Sl 8.3,4

No salmo em destaque, o salmista, ao contemplar a imensidão do universo, expressa toda a sua admiração ao Criador. Davi começa e termina o cântico com uma linda expressão de louvor a Deus: “Ó Senhor, nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro(1,9). O encantamento do rei de Israel não se fixa apenas nos astros celestes criados por Deus, mas principalmente na criatura humana. Como um Deus tão grande, sublime, supremo, todo-poderoso, majestoso e excelso pode se importar com um simples e mortal ser humano? Diante de tantas maravilhas existentes no universo, por que Deus se preocupa tanto comigo e com você, ou seja, com as pessoas?
Um dos motivos é porque ele nos criou “conforme sua imagem e semelhança”. As demais criaturas de Deus vieram à existência tão somente pelo poder da sua palavra. Para a criação do homem, entretanto, há uma ação especial, pois Deus nos fez do pó da terra. No sexto dia da criação disse o Criador: “Façamos o homem conforme a nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gn 1.26). A imagem e semelhança de Deus no ser humano consistem nas aptidões da personalidade que nos fazem capazes de interagir com outras pessoas, pensar e refletir, de possuir livre arbítrio. Por isso, o ser humano é o clímax da criação, recebendo “honra e glória de um rei” (5) do próprio Criador.
Deus também deu aos humanos a responsabilidade da mordomia sobre toda a criação. Nesse aspecto o salmista faz uma declaração tremenda: “Tu lhe deste (ao ser humano) poder sobre tudo que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele” (6) Tudo foi feito em função do homem. Disse alguém, com bastante propriedade, que Deus primeiro criou o cenário e depois colocou em cena o ator principal. Tudo foi criado para ser administrado pelo ser humano. Deus delegou a nós uma grande responsabilidade: cuidar, e muito bem, de toda a natureza ao nosso redor.
Ainda outro motivo do cuidado e preocupação divino para conosco diz respeito à eternidade que ele colocou no coração humano. Fomos criados para viver em comunhão com Deus eternamente, entretanto, o pecado nos separou dEle. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, movido por amor, providenciou um plano maravilhoso para nos resgatar da condição de separação e nos reconciliar com Ele novamente. Por isso, podemos ver grandeza de Deus e do seu amor, não apenas no imenso universo criado, mas principalmente no sacrifício que Jesus Cristo fez na cruz do calvário para resgatar toda humanidade.
Meus queridos leitores, como Deus se lembra e se preocupa tanto com o ser humano! Sem sombra de dúvidas, temos eterno valor para o Criador. Eis a pergunta: “Que é o ser humano?”. Eis a resposta: Não somos fruto de um processo evolutivo, ou seja, um macaco aperfeiçoado, como dizem os teóricos da Evolução e, muito menos, uma obra do “acaso”. Não mesmo! Somos importantes aos olhos de Deus. Fomos criados “conforme sua imagem e semelhança” com a responsabilidade de administrar toda a criação e, acima de tudo, criados para amar, servir, obedecer e adorar ao Criador livremente. E, apesar do pecado, o propósito original da criatura humana não ficou comprometido, porque, através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recebemos o perdão e uma nova vida para vivermos segundo a vontade de Deus. Louvado seja o Senhor!
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário