Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

ENFRENTANDO A IMPIEDADE

Ó Senhor Deus, tu ouvirás as orações dos que são perseguidos e lhes darás coragem. Tu ouvirás os gritos dos oprimidos e necessitados e julgarás a favor deles para que seres humanos, que são mortais, nunca mais espalhem o terrorSl 10.17,18
 
A nota dominante do salmo em desataque é o apelo do autor ao socorro Divino diante das maquinações dos ímpios. Eles não acreditam nas Escrituras Sagradas, desprezam declaradamente a Deus e fazem fortíssima oposição e hostil perseguição àqueles que dedicam a vida aos propósitos divinos. Se foi Davi o autor do salmo, ele o compôs num momento de grande crise, no qual enfrentou perseguição e maliciosa oposição dos seus adversários. Seguindo o exemplo do salmista, devemos assumir algumas atitudes diante da impiedade deste mundo dominado pelo maligno.
A inconformação é uma atitude indispensável no combate à impiedade. No décimo segundo versículo, o salmista faz um profundo apelo: “Vem, ó Senhor Deus, e castiga essa gente má! Não te esqueças dos que estão sendo perseguidos”. É quase uma imposição a Deus, feita por alguém que vê, dia a dia, o progresso do ímpio, enquanto o justo sofre as conseqüências deste avanço. Entretanto, não se trata de uma imposição a Deus; é apenas o clamor que parte de um coração inconformado com o crescimento da maldade dos ímpios contra os servos de Deus.
Outra atitude do salmista, que nos serve de modelo, é a profunda confiança que ele deposita na justiça outorgada pelo Senhor. É o que se percebe no coração do salmista em uma de suas expressões: “Tu ouvirás os gritos dos oprimidos e necessitados e julgarás a favor deles...”. Os ímpios pensam que Deus não existe, e se existe, já se esqueceu dos necessitados e cobriu o rosto para não ver o que está acontecendo. Quão enganado estão aqueles que, dominado por um sentimento de impunidade, pensam que, por sempre conseguirem escapar dos braços da justiça dos homens, poderão escapar da justiça do Deus Eterno.
A perseverança é outra atitude indispensável no coração daqueles que são vitimas da impiedade. Esta é a qualidade de permanecer firme e constante no caminho da piedade e da justiça. Ainda que pareça que os ímpios prosperem e nada lhes acontece, não se deve ceder à tentação de desanimar, pois nosso Deus não mudou. Ele é o mesmo Deus ontem, hoje e eternamente. Seu caráter não muda: seu amor, sua justiça, seu cuidado são sempre os mesmos. Às vezes, os juízos de Deus demoram a manifestarem-se, porém, não falharão e virão, mais cedo ou mais tarde. Tendo em vista que Deus não falhará, busquemos, enquanto esperamos a intervenção divina, o encorajamento dos Céus: “Ó Senhor Deus, tu ouvirás as orações dos que são perseguidos e lhes dará coragem” (17).
Portanto, meus queridos leitores, diante das maquinações dos ímpios, não podemos deixar de apelar, clamar e implorar pelo socorro de Deus, o supremo Juiz de todo o Universo. A justiça é algo inerente ao caráter moral de Deus. Ele não pode ser injusto, não tolera a injustiça.  Estamos num tempo em que muitos que praticam a impiedade se imaginam inalcançáveis pelos braços da justiça humana, porque, na maioria das vezes, esta mesma justiça está comprometida com a impiedade. Contudo, não nos conformemos com a impiedade reinante, mas confiemos na justiça de Deus com um coração perseverante. Louvemos ao Senhor, Justiça Nossa!
 Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário