Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

CONVITE À HONESTIDADE


O Senhor faz o que é certo e ama a honestidade; as pessoas que são obedientes a ele viverão na sua presençaSl 11.7

As palavras acima nasceram no coração de Davi, ao ser injusta e hostilmente perseguido por Saul, quando este ainda era rei de Israel. Se não bastasse esta perseguição, fortíssima e perigosa, os seus amigos aconselhavam-lhe que fugisse (1b); diziam não valer a pena, à luz de tantas ameaças, ficar e lutar com honestidade de coração, pois “o que pode fazer a pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados” (3). Mesmo assim, Davi permaneceu firmemente na luta e, com isso, nos mostra algumas razões para continuarmos trilhando no caminho da honestidade.
A primeira diz respeito à segurança que a pessoa honesta encontra em Deus. É o que percebemos claramente na resposta de Davi àqueles que o pressionavam para que ele fugisse dos seus perseguidores: “Com, Deus, o Senhor, estou seguro” (1a). Para ele, era falta de fé e covardia buscar outro refúgio, pois tinha convicção que sua vida tinha a marca da honestidade, ou seja, a obediência a Deus. O Senhor nunca estará com aqueles que pensam que não vale a pena manter-se firme no caminho da verdade. Jamais garantirá segurança ao desonesto, pois do seu trono celestial “Ele vê todas as pessoas e sabe o que elas fazem (...) examina os que lhe obedecem e também aqueles que são maus” (4b, 5a).
Outra razão, para continuar primando por um viver honesto, é que Deus não fica indiferente à desonestidade. Ele não examina os corações humanos apenas por curiosidade, mas, sim, porque “Ele detesta os que gostam de praticar a violência (...) faz cair enxofre e brasas sobre os maus; ele os castiga com ventos que queimam como o fogo” (5b, 6). Deus não faz “vista grossa” para a prática da desonestidade. Ele nunca inocentará o culpado e não deixará as práticas desonestas passarem sem a justa retribuição. Aquilo que os desonestos amam, Deus odeia.
Finalmente devemos viver honestamente, porque quando procedemos assim, alegramos o coração de Deus, nosso Amado Pai. O salmista conclui seu cântico de maneira maravilhosa: “O Senhor faz o que é certo e ama a honestidade; as pessoas que são obedientes a ele viverão na sua presença” (7). Como filhos, devemos seguir o exemplo do Pai e fazer o que é certo também, ainda que sejamos desprezados pela maioria das pessoas que vivem ao nosso redor, que consideram vantajosa e lucrativa a prática da desonestidade, da fraude, da mentira... Quando formos tentados pelas sugestões dos desonestos, lembremos que nosso Pai Celestial ama a honestidade e quer que a adotemos como estilo de vida, mesmo que nós sejamos rejeitados pela maioria.
Como vimos, meus queridos leitores, ainda que as leis e os bons costumes sejam desprezados por nossa sociedade, não precisamos ter vergonha de sermos honestos. Seja honesto em todas as áreas de sua vida: familiar, profissional, financeira, estudantil, social, religiosa... Seja honesto com você mesmo e principalmente com Deus! Vivendo honestamente podemos contar com a segurança e as bênçãos dos céus e, acima de tudo, deixaremos o coração do nosso Deus Pai alegre, pois ele “ama a honestidade”.
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário