Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

ANSEIO SANTO


Tomara de Sião viesse já a salvação de Israel! Quando o Senhor restaurar a sorte do seu povo, então, exultará Jacó, e Israel se alegraráSl 14.7

Não sabemos ao certo quem foi o escritor humano inspirado por Deus para escrever o salmo destacado, alguns afirmam ser Davi outros já discordam, mas uma coisa fica bem clara no versículo acima, há um profundo anseio no coração dele em ver a salvação do seu povo acontecendo já: “Tomara de Sião viesse já salvação!”.  Há urgência de uma intervenção de Deus para que o povo tenha novamente a sorte restaurada, ou seja, prosperem novamente e retorne a alegria. Quando percebemos os motivos pelos quais ele anseia tanto a intervenção do Senhor somos também tomados pelo mesmo sentimento.
Um dos motivos diz respeito à insensatez de muitos em afirmar a não existência de Deus, pessoas que se deixaram levar pela falácia do ateísmo. “Doutrina ou atitude de espírito que nega categoricamente a existência de Deus, asseverando a inconsistência de qualquer saber ou sentimento direta ou indiretamente religioso, seja aquele calcado na fé ou revelação, seja o que se propõe alcançar a divindade em uma perspectiva racional ou argumentativa” (Dicionário Houaiss). Por isso, o salmista chama as pessoas que assim adreditam de loucas ou insensatas: “Diz o insensato no seu coração: não há Deus”. (1)
Além disso, outro motivo que afligia o coração do salmista e o levou a ansiar pela intervenção divina é a corrupção geral da humanidade. Sobre isso o salmo faz uma revelação estarrecedora: “Do céu Deus olha para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há um sequer”. (2,3) Que terrível quadro Deus contempla dos céus com o coração cheio de tristeza! O pecado corrompeu de tal forma o coração humano que levou a humanidade viver e agir como se nunca tivesse que prestar contas ao Senhor. Que terrível engano!
Finalmente o salmista considera, como motivo para uma urgente intervenção do Alto, a situação opressora na qual vivia o povo escolhido de Deus. Dois versículos do salmo nos revelam isso: “Acaso, não entendem todos os obreiros da iniqüidade, que devoram o meu povo, como quem come pão, que não invocam o Senhor? Tomar-se-ão de grande pavor, porque Deus está com a linhagem do justo”. (4,5) O povo de Deus, ao longo de toda história humana, sempre foi vítima de graves injustiças e perseguições cruéis, explorados e oprimidos por causa da fé em Cristo. Mas Deus sempre esteve do lado dos seus filhos fiéis. Aleluia!
Amigos leitores, não é sem motivos que o salmista exclama: “Tomara de Sião viesse já salvação de Israel!”. Nosso coração é tomado pelo mesmo anseio quando olhamos ao nosso redor sob a ótica da mensagem revelada no salmo. Dói em nossa alma também ver que o ateísmo, sob várias formas, cresce e domina o coração de muitos, que os fatos do dia a dia não negam a universalidade do pecado corrompendo a humanidade e, mais ainda, que os “obreiros da iniqüidade (...) devoram”, ou seja, exploram e oprimem a boa fé daqueles que buscam viver segundo a vontade de Deus. Maranata! Vem Senhor Jesus!

Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário