Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

VIDA VITORIOSA

“Honra a teu pai e a tua mãe, que é primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra” Ef 6.2

O versículo em destaque é o quinto mandamento que, juntamente com o sétimo “não adulterarás”, dos Dez Mandamentos, mostram a preocupação de Deus em enfatizar a santidade, a pureza e o valor da vida em família. Além desta preocupação, percebe-se claramente que Deus deseja que todos os filhos e filhas tenham uma vida bem sucedida, próspera e longa. Por isso, Ele faz uma promessa maravilhosa para todos os filhos que tiverem a disposição de obedecer ao mandamento: “Honra teu e pai e tua mãe”. Sendo assim, em que consiste “honrar os pais, já que este é um dos fatores determinantes para uma vida vitoriosa aqui neste mundo.
Um dos significados tem a ver com a obediência que os filhos devem aos pais. Filhos que não são submissos aos seus progenitores nunca terão a benção de Deus nos seus empreendimentos, projetos e planos pessoais, quaisquer que sejam eles, pois os pais são representantes da autoridade divina na vida dos filhos. A Bíblia destaca também que a obediência dos filhos aos pais é “justa e agradável diante do Senhor” (Ef 6.1; Cl 3.20). Deus tem o maior prazer em olhar com graça e abençoar aqueles filhos que são submissos aos seus pais.
Juntamente com o obedecer, honrar também consiste em dar aos pais o devido respeito que merecem. Alguns anos atrás, a pessoa adulta ou idosa era considerada uma pessoa sábia, pois com o passar do tempo acumulava experiências sobre a vida que faziam dela uma referência para os mais novos. Hoje o quadro parece ser outro, em virtude do avanço tecnológico que acelera as mudanças e a sucessão de informações. Contudo, filho ou filha, não desprestigie, não desvalorize e nem desrespeite aos seus pais por não terem o mesmo acesso às informações ou domínio de informática que você tem. Não os considere ultrapassados ou inadequados ao seu tempo, mas dê o devido respeito a eles como reconhecimento do valor e da dignidade deles.   
Honrar pai e mãe também diz respeito ao amparo, ou seja, honrá-los através do cuidado que se deve ter com eles na velhice. Há filhos que abandonam os pais, principalmente idosos, sem o mínimo de cuidado. A vida corrida, agitada e os muitos compromissos não devem ser desculpas para abandonar aqueles que se deram, se dedicaram e até se sacrificaram pelo bem estar dos filhos em todas as áreas da vida. Lembrando também que, em alguns casos, nem é tanto o amparo financeiro ou material que os pais esperam, mas o amparo afetivo ou emocional que pode ser expresso de várias formas. Desde um simples telefonema até uma tarde ou algumas horas juntos conversando, dando atenção a eles.
Quantos não estão indo bem na vida porque descuidaram ou não estão levando a sério o mandamento de Deus para honrarem os pais, movidos pelo amor filial. Se você não tem honrado seu pai ou a sua mãe, então o pecado tem dominado o seu coração e sua vida está sujeita ao fracasso, à derrota e à infelicidade. Talvez, para a grande maioria, não trás status obedecer, respeitar e amparar os pais nesta sociedade cada vez mais dominada pelo consumismo e materialismo, mas, para o nosso Deus e Pai, conta muito. E como conta para que sejamos pessoas vitoriosas na vida.
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário