Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011

MATERNIDADE ABENÇOADA

Sua mãe lhe trazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando, com seu marido, subia a oferecer o sacrifício anualI Sm 2.19

Este versículo reflete o cuidado materno de Ana para com seu filho Samuel que fora levado e deixado no tabernáculo para servir ao Senhor. A história de Ana é uma das mais belas da Bíblia. Ela era casada com Elcana, mas não podia ter filhos e isso lhe causava muito sofrimento. Se não bastasse a esterilidade, ainda tinha que conviver com Penina, a outra esposa de Elcana que a “provocava excessivamente para a irritar; porquanto o Senhor lhe havia fechado a madre” (I Sm 1.6). Apesar desse quadro desesperador, Ana não só realizou seu sonho de ser mãe como nos ensina o caminho de uma maternidade abençoada.
O primeiro passo para uma maternidade abençoada é não se afastar da Casa do Senhor. Ainda que Ana sofresse muito, pois diz a Bíblia que “E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do Senhor, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia” (I Sm 1.7). Mas nada ou ninguém a afastou do seu compromisso com Deus. Mesmo com lágrimas, ela não deixou de estar presente em todas as celebrações que anualmente eram realizadas no tabernáculo que ficava em Siló.
O segundo passo é derramar a alma em oração diante de Deus. Foi exatamente o que Ana fez, conforme diz as Escrituras: “levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente” (I Sm 1.10). Ela talvez já estivesse no limite de suas forças, mas buscou refúgio na oração quando lançou sobre o Senhor toda ansiedade, amargura e sofrimento. Essa atitude faz toda diferença na vida de uma mãe. Quantos filhos estão de pé, porque as mães estão de joelhos diante do Senhor!
O terceiro passo para uma maternidade abençoada é cumprir os votos feitos ao Senhor. Ana em sua oração foi clara e específica “E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição de tua serva (...), e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha” (I Sm 1.11). Deus graciosamente atendeu essa oração e Ana fielmente cumpriu o seu voto devolvendo, com gratidão, o filho nascido ao Senhor (I Sm 1.28).
Queridas mamães, como Ana foi abençoada pelo Deus Eterno, pois além de Samuel ela teve “três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor” (I Sm 2.21). Que maternidade abençoada por Deus teve essa mulher de fé! O desejo de Deus é continuar abençoando ricamente cada uma de vocês, por isso não se afastem da Casa do Senhor, não deixem nunca de orar pelos filhos e continuem cumprindo com fidelidade todos os votos feitos ao Senhor.  Feliz dia das mães!

Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário