Pesquisar este blog

sábado, 18 de junho de 2011

CÂNTICO DE GRATIDÃO

Por isso eu te louvo entre os gentios; a ti eu canto hinos de louvorSl 18.49

Temos como base para nossa reflexão um dos mais extensos salmos (50 versículos), no qual o autor apresenta um grande cântico de gratidão e louvor a Deus. Na maioria das versões da Bíblia, o salmo é atribuído a Davi, com o subtítulo: “Palavras da canção que Davi, servo de Deus, cantou a Deus, o Senhor, no dia em que ele o livrou de Saul e de todos os seus inimigos”. Da mesma maneira, todos nós temos muitas razões para abrirmos o coração e louvarmos a Deus com cânticos e hinos de gratidão.
A primeira razão é o fortalecimento que só o Senhor pode nos dar. Percebemos isso na seguinte declaração do salmista: “Ó Senhor Deus, como eu te amo! Tu és a minha força” (1). Sem o fortalecimento que vem do Senhor, nosso espírito se abateria com muita facilidade diante dos muitos desafios que enfrentamos. Foi esta força que vem do Espírito Santo, que habita em nós, que nos manteve firmes diante dos obstáculos quando as nossas forças humanas chegaram ao limite. Fortalecidos no Senhor e na força do seu poder, chegamos até aqui, pela fé.
Outra razão de gratidão a Deus é a eficácia dEle em responder as orações. É o que o salmista destaca, de uma maneira linda, no sexto versículo: “No meu desespero eu clamei ao Senhor e pedi que ele me ajudasse. Do seu templo no céu o Senhor ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro”. Não foram poucas as situações enfrentadas que geraram certo desespero em nossos corações: enfermidades, desemprego, dívidas, insegurança, desencontros, contratempos, dúvidas, medo... Mas, em tudo, nós fomos mais que vencedores em Jesus Cristo, porque o nosso “grito de socorro” também chegou ao Trono Divino e “recebemos misericórdia e encontramos graça sempre que precisamos de ajuda” (Hb 4.16b). Louvado seja o Senhor!
Também não podemos deixar de agradecer pela fidelidade de Deus no cumprimento de todas as suas promessas. Isso fica bem claro nesta declaração do salmista: “Este Deus faz tudo perfeito e cumpre o que promete. Ele é como um escudo para os que procuram a sua proteção” (30). O nosso Pai Celestial foi fidelíssimo no cumprimento daquilo que prometeu para cada um de nós na sua Palavra. Tal fidelidade nos faz olhar para trás com muita gratidão, para o presente com o coração cheio de fé e para o futuro com uma real esperança. Não sabemos o que nos aguarda, mas podemos ter total convicção de que nenhuma das suas promessas falhará. Deus é fiel! Meu querido, você tem sido fiel ao Senhor?
Portanto, meus queridos leitores, não nos faltam razões para fazermos coro com o salmista. Principalmente quando olhamos para traz e percebemos que realmente a força do Senhor nos sustentou em todos os momentos difíceis e complicados de nossa caminhada com Deus, que os nossos “gritos” por socorro foram ouvidos e atendidos em tempo oportuno e que nenhuma das promessas divinas falhou. Deus foi fidelíssimo! Por todas estas razões, e por muitas outras, entoemos de coração hinos e cânticos de gratidão ao Senhor.
Pr Sidney Rosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário