Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2012

PAIS COMPROMETIDOS



Ouvimos, ó Deus, com os próprios ouvidos; nossos pais nos têm contado o que outrora fizeste, em seus diasSl 44.1

A composição do salmo em destaque é atribuída aos filhos de Corá, levitas cantores, e destinada ao mestre de canto do templo para que fosse usado no ritual do culto. O versículo destacado nos revela que os pais transmitiram aos filhos todas as realizações de Deus em favor do seu povo, no passado. O empenho dos pais em ensinar aos filhos a palavra de Deus nunca será em vão, pois, assim fazendo, podem propiciar a eles o aprendizado de lições preciosas.
Uma delas é atribuir a Deus toda a glória pelas vitórias alcançadas nesta vida. Os filhos de Corá não têm nenhuma dúvida sobre isso: “Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva. Pois tu nos salvaste dos nossos inimigos e cobristes de vergonha os que nos odeiam” (6,7). Com essa convicção, os nossos filhos manterão uma consciente e saudável gratidão ao Pai e sempre se lembrarão que não podemos receber coisa alguma se do céu não nos for dado.
Manter a fidelidade a Deus em tempos de crise é outra lição precisa que os pais podem passar aos filhos através do ensino da Bíblia. Após um relato detalhado de situações complicadas e adversas, os autores do cântico fazem uma linda declaração de fidelidade ao Senhor: “Tudo isso nos sobreveio; entretanto, não nos esquecemos de ti, nem fomos infiéis à tua aliança” (17). Com esta visão, nossos filhos aprenderão que, em Cristo, os riscos e desafios desta vida se tornam oportunidades de crescimento e amadurecimento espiritual.
Ainda outra importantíssima lição que os pais devem passar aos filhos, através do ensino da palavra de Deus, é que podem suplicar e esperar sempre pela graciosa intervenção de Deus. Os filhos de Corá encerram o cântico fazendo um ardente apelo ao Pai Celeste: “Levanta-te para socorrer-nos e regatar-nos por amor da tua benignidade” (26). Neste tempo, quando a ciência e a tecnologia crescem a uma velocidade espantosa, propondo solução para tudo, nossos filhos podem pensar que não precisam mais buscar os favores de Deus.
Sendo assim, meus amados leitores, fica claro como os nossos filhos carecem de nosso comprometimento em ensinar-lhes os feitos maravilhosos de Deus revelados e registrados nas Escrituras Sagradas. Se dividirmos com eles o que já aprendemos na carreira da fé, com certeza aprenderam também a serem sempre gratos, fiéis e a confiarem sempre na infalível graça de Deus.
 Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário