Pesquisar este blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

TRONO DIVINO


Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo tronoSl 47.8

No salmo em destaque percebe-se claramente que o propósito do escritor é louvar, exaltar e proclamar o governo soberano do Deus Criador. O cântico é considerado profético, pois aponta para o reino de Deus em Jesus Cristo e também porque coloca todas as nações sob o governo e direção do Senhor como seu rei. Como súditos desse reino abençoado e vitorioso, o salmista nos convida a olhar para o trono de Deus fazendo algumas considerações.
A santidade divina é a primeira prerrogativa que devemos levar em conta. A convicção do escritor sobre ela é tamanha que ele declara: “Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono” (2). Deus tem um trono de santidade, pelo qual Ele deve ser temido por todas as pessoas deste planeta. Principalmente por nós, seus filhos, pois o temor de Deus em nossos corações é o princípio de uma vida sábia e inteligente e também nos ajuda a prevenirmos contra o pecado. Adoremos ao Senhor na beleza de sua santidade.
A graça divina é outra consideração que devemos fazer ao contemplarmos o Senhor no seu trono. O salmista é enfático ao declarar que Deus: “Escolheu-nos a nossa herança, a glória de Jacó, a quem ele ama” (4). Fica claro que o amor gracioso de Deus pelo pecador é o grande motivo de escolher cada um de nós para receber uma herança eterna, guardada para o seu povo, no céu, onde não perde o valor e não pode se estragar e nem ser destruída. Que maravilhosa graça! Amemos ao Deus Pai de todo o nosso coração.
A glória divina é também outra observação que devemos destacar ao olharmos para Deus em seu alto e sublime trono. Impressionante é a conclusão do salmo: “Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente” (9). Tudo e todos pertencem ao nosso Deus e Pai e nada acontece sem a permissão dEle, por isso sua glória enche os céus, a terra e também deve encher os nossos corações para que o louvemos, reconhecendo sua glória eterna.
Diante dessas considerações, amados leitores, estando em mais um final de ano concedido pelo Pai Celestial, podemos olhar para traz e perceber que Deus esteve no governo e direção de nossas vidas, nos fazendo “mais que vencedores em Cristo Jesus”. Agora, através de Jesus, podemos entrar na “sala do trono”, na presença de Deus, para agradecermos por mais um ano que se finda e suplicar por um ano novo abençoado. Feliz 2010 para você e toda sua família!
Pr Sidney Rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário