Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

ADORAÇÃO DESEJÁVEL



Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifíciosSl 50.5

O conteúdo deste salmo tem como objetivo principal ressaltar o valor e a importância  de uma adoração verdadeiramente espiritual, ou seja, “em espírito e em verdade”, em contraste com uma adoração meramente formal. Sendo assim, vejamos alguns traços da adoração que Deus deseja de todos os seus filhos amados e redimidos pelo sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do calvário.
A gratidão sincera que brota do coração é a que o Pai Celeste deseja de seus adoradores. Sobre esse desejo divino o autor é enfático: “Oferece a Deus sacrifício de ações de graças (...)” (14a).  A gratidão é o reconhecimento de que tudo que somos e temos vem do Senhor. Por isso, não podemos deixar de agradecer por todos os benefícios que o nosso Pai tem nos dispensado a cada dia, no suprimento de todas as nossas necessidades. “Em tudo dai graças, pois esta é vontade de Deus em Cristo Jesus para convoscoI Ts 5. 18
Deus também deseja de seus adoradores o cumprimento das promessas de obediência. Observe o que nos revela o salmo: “(...) e cumpre os teus votos para com o Altíssimo” (14b). Não podemos afirmar que estamos prestando um culto verdadeiro a Deus se estamos trilhando o caminho da desobediência. Se queremos agradar ao Deus Eterno com nossa adoração, não esqueçamos a recomendação do profeta: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneirosI Sm 15.22b
Ainda outro desejo que Deus tem para com seus adoradores é ver neles uma verdadeira confiança na sua graça. Que coisa tremenda nos ensina o salmo: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (15). Em outras palavras o Senhor está nos dizendo “confiem em mim quando estiverem passando por dificuldades”, porque sem essa confiança não podemos agradar a Deus. Adoradores que assim O agradam nunca serão decepcionados, nem nesta vida, nem na eternidade.
Sendo assim, amados irmãos e amigos, vemos que Deus está congregando todos os seus “santos”, ou seja, todos nós que fizemos uma nova aliança com Ele por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, para  adorá-lo. Para tanto, glorifiquemos ao nosso Pai nos aproximando dEle com um coração sinceramente grato, com uma viver obediente e confiando na sua maravilhosa graça. Então, a nossa adoração será realmente “em espírito e em verdade”.
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário