Pesquisar este blog

sábado, 31 de março de 2012

O PERIGO DA IMPIEDADE



Também Deus te destruirá para sempre; há de arrebatar-te e arrancar-te da tua tenda e te extirpará da terra dos viventesSl 52.5

O subtítulo do salmo nos dá indicação de que ele foi composto por Davi, num momento muito delicado da história do povo de Israel. Doegue, edomita, fez saber a Saul que Davi entrara na casa do sacerdote Abilmeleque e ali recebera ajuda e que, como resultado, não só o sacerdote, mas 85 outros foram mortos à espada pelas mãos do ímpio Doegue a mando do rei Saul. Com este fundo histórico, podemos perceber as nocivas conseqüências da impiedade em três áreas importantes.
A primeira delas é na vida material. O versículo acima destacado nos diz: “(...) há de arrebatar-te e arrancar-te da tua habituação” (5b).  Por causa da atitude ímpia de Doeque, o autor afirma que Deus não o inocentará e que ele será arrancado de sua casa, onde pensava poder habitar com segurança. Ninguém prospera verdadeiramente na vida material se o coração for dominado pela impiedade, ou seja, pela falta de amor e respeito por Deus e por sua obra.
A outra conseqüência da impiedade é a morte, que atinge a esfera da vida física.  É o que também nos revela o salmista, porque sobre o ímpio é dito que Deus o “(...) extirpará da terra dos viventes” (5c). Em outras palavras, Deus riscará o nome do ímpio da memória dos viventes. Misericórdia! É verdade que o ser humano está destinado morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo (Hb 9.27), mas quantas pessoas, por não respeitar os valores do Reino de Deus, vivem impiedosamente e, quando morrem, não deixam sequer uma memória que glorifique a Deus e sirva de bom exemplo para as pessoas.
Ainda outra perigosíssima conseqüência da impiedade é a perdição eterna. Sobre isso, o salmista não economiza palavras: “Também Deus te destruirá para sempre (...)”. Cultivar um caráter ímpio, marcado pela falta de compaixão ao próximo e também sem a devida devoção e o temor a Deus trás para nós, não apenas prejuízos materiais, terrenos e temporários, mas, o que é pior, prejuízos espirituais, celestiais e eternos. Definitivamente não vale a pena viver neste mundo com o coração dominado pelas garras da impiedade.
Diante disso, meus amigos e irmãos em Cristo, lembremos sempre da recomendação bíblica: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com contentamento” (I Tm 6.6). A vida piedosa marcada pela compaixão e devoção a Deus, aliada a uma atitude de contentamento, não só nos livrará da destruição material, física e espiritual como também nos possibilitará um viver abundante conforme nos testemunha Davi no final do cântico: “Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus, para todo o sempre. Dar-te-ei graças para sempre, porque assim o fizeste; na presença dos fiéis, esperarei no teu nome porque é bom ” (8,9).

Pr Sidney Rosa








Nenhum comentário:

Postar um comentário