Pesquisar este blog

sábado, 24 de março de 2012

PERDÃO GRACIOSO


Lava-me completamente da  minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado” (Sl 51.7)

A composição deste salmo é atribuída ao rei Davi por quase todos os estudiosos da Bíblia. Este salmo foi escrito logo depois que o profeta Natã, usado por Deus, falou ao coração do monarca despertando-o de sua consciência adormecida pelo pecado de adultério e homicídio. Convencido do pecado, o salmista buscou e achou o perdão gracioso do Pai Eterno. Considerando a experiência bem sucedida do escritor, temos o caminho traçado para alcançarmos o mesmo perdão para os nossos pecados.
Admitir o pecado é o primeiro passo nessa caminhada. Observemos como o salmista é tremendo neste aspecto: “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (3). Ele não tenta justificar os seus erros e nem mesmo transfere a sua responsabilidade para outros, pois sabe que diante dos olhos divinos não podemos esconder nada. Sem essa admissão dos pecados cometidos, ninguém alcançará a graça perdoadora do Pai Eterno.
Confissão sincera é outro passo essencial. Sabendo disso, Davi abre o coração e confessa: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar” (4). Apesar de ter pecado contra Bate-Seba, contra Urias, contra a nação, em sua confissão, Davi entende que o maior ofendido com o seu pecado foi o próprio Deus. Quando confessamos, com sinceridade de coração, estamos expressando o mesmo sentimento em relação a santidade do Senhor.
Suplica confiante é ainda outro passo crucial para o recebimento do perdão dos céus. É o que faz com muita convicção o autor do cântico: “Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas transgressões (...) Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (7,10). A confiança de Davi é tanta que não apenas suplica pelo perdão, mas roga também pela sua restauração completa, pois ele sabe e crê que somente Deus é capaz de operar o milagre do perdão restaurador. Louvado seja o Senhor!
Portanto, meus amados e queridos irmãos, como necessitamos trilhar esse caminho, diariamente, buscando o perdão gracioso de Deus! É impossível manter verdadeira comunhão com Deus e os irmãos e praticar o pecado também. Tudo foi escrito para que não pequemos, “(...) se todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo, ele é a propiciação pelos nossos pecados (...)” (I Jo 1b,2a). Por isso, busque o perdão gracioso de Deus, através de Cristo, admitindo os seus erros, confessando-os com sinceridade e suplicando com o coração pleno de fé.
Pr Sidney Rosa





Nenhum comentário:

Postar um comentário