Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FAMÍLIA: IDÉIA DE DEUS


“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais (...) Eu e minha casa serviremos ao Senhor” Js 24.15

E que idéia maravilhosa do nosso querido Pai e Criador! Foi com essa consciência que Josué, após desafiar o povo de Deus, declarou qual foi sua escolha juntamente com sua família: “serviremos ao Senhor”. Tal escolha tem sido o desejo sincero de todos aqueles que já tiveram um encontro redentor e transformador com Jesus Cristo. Nenhum pai, mãe ou filho(a) sentirá plena paz enquanto não ver sua família dedicando-se ao Senhor, pois entende que é nesse serviço que a família encontra sua plena felicidade e realização. Alguns fatores podem contribuir na realização deste desejo.
Um dos fatores é o bom exemplo daqueles que já foram transformados pelo evangelho da graça de Deus. Há um ditado que diz: “O melhor ensino é o exemplo”. Se queremos que a nossa família seja uma fiel servidora do Senhor, não podemos esquecer que o nosso procedimento diário, diante das situações da vida, poderá influenciar de maneira positiva ou negativa naqueles com os quais convivemos. A nossa alegria, fervor, entusiasmo e compromisso em servir ao Senhor serão instrumentos poderosos para serem usados pelo Espírito Santo na vida dos nossos familiares.
Outro fator é a importância da intercessão diante de Deus pelos nossos familiares. A oração sincera e fervorosa enche o coração do crente de esperança e certeza de que Deus agirá de maneira poderosa e sobrenatural quando for necessário. Filhos devem orar pelos pais; pais devem orar pelos filhos; irmãos devem orar pelos irmãos. Tal prática deve ser incessante, mesmo que Deus pareça demorar para agir. Oswaldo Smith, autor do livro Paixão Pelas Almas, declarou: “Quando trabalhamos, trabalhamos; quando oramos, Deus trabalha”. Intercedendo sempre, estaremos cooperando com Deus para que trabalhe com amor e graça no coração de cada familiar.
Ainda outro fator que contribui é o exercício do amor cristão, principalmente com aqueles que moram debaixo do mesmo teto. O exercício ou a prática do amor tornará a convivência diária da família cada vez mais saudável. Os conflitos, que naturalmente surgem nos relacionamentos familiares, serão enfrentados e vencidos com renúncia, humildade, paciência, perdão, afetividade e diálogo. Se os nossos corações forem regados com o amor que Deus derrama no coração dos seus filhos através do Espírito Santo, que nos foi dado em nossa conversão a Cristo, contribuiremos para que nossa família sirva ao Senhor. Adverte-nos as Escrituras que “acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (I Pe 4.8).
Comecemos o mês de Maio, conhecido como mês das mães, do lar, da família e das noivas dando uma atenção toda especial para essa idéia maravilhosa de Deus chamada família. Deus não desistiu dessa idéia, pois tem trabalhado incansavelmente para abençoar os nossos lares. O desejo de Josué em ver sua família servindo ao Senhor não se cumpriu da noite para o dia. Com certeza, exigiu dele disposição para ser exemplo para os seus no serviço do Senhor. Também não foram poucas as horas de intercessão na presença de Deus e o exercício sincero do amor. Esses fatores também nos ajudarão a ver nossa família servindo ao Senhor com alegria.
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário