Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

TRIUNFO CERTO DE JESUS CRISTO


“... Tu és o meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por sua possessão”. Sl 2.7b,8

O segundo cântico do saltério exalta o triunfo inevitável e final de Jesus Cristo, por isso ele está no grupo daqueles salmos que são considerados messiânicos e proféticos. Messiânicos porque fazem referência ao Messias de Deus, seu Reino, sua pessoa, seu sofrimento, à Igreja que brotaria dos seus ensinos e até mesmo ao seu triunfo final. No salmo em destaque, o foco está no reinado de Cristo sobre todas as nações e seu triunfo final. Por isso, profético! Considerando que o plano de Deus com relação ao governo soberano de Jesus Cristo não pode ser frustrado, qual deve ser a atitude dos nossos corações diante daquele que tem toda autoridade “tanto no céu como na terra”.
Devemos, de maneira consciente e deliberada, evitar toda e qualquer atitude que expresse rebeldia contra Jesus Cristo, como podemos ver nos três primeiros versículos do salmo considerado. Nos quais somos advertidos que é inútil “enfurecer”, “conspirar”, ou seja, se opor contra Deus e seu Filho. O terceiro versículo expressa a atitude de muitos em relação ao governo de Jesus Cristo sobre suas vidas: “Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas”. “Romper os laços” é rejeitar totalmente a autoridade do Messias, Filho de Deus. Tal atitude só traz fracasso, derrota e infelicidade na vida dos rebeldes, porque a resposta da justiça divina será de “zombaria”, “ira” e “furor” contra aqueles que se opõem, de maneira deliberada, ao governo sobrano de Jesus Cristo.
Ao invés de rebeldia contra o Messias, o salmista recomenda outra atitude bem diferente: “sejam prudentes; aceitem a advertência”, porque todos haveremos de comparecer perante o tribunal dEle. Somos advertidos pelo autor bíblico a agirmos sábia e prudentemente de três maneiras. Primeiro, devemos “servir ao Senhor com temor e alegrar-nos nele com tremor” (11), ou seja, prestemos espontânea submissão servindo-O com alegria, fervor e entusiasmo; adorando-O em espírito e em verdade. A segunda recomendação bíblica nos diz: “Beijem o Filho para que se não irrite e não pereçam pelo caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira” (12a), dito em outras palavras, devemos agir de tal forma que demonstremos respeito e reverência ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, pois diante dEle “todo joelho se dobrará e toda língua confessará” seu senhorio quer queiram ou não os seres humanos. A terceira maneira de agir é fazer do Messias o nosso único refúgio, pois nos diz o texto bíblico: “Bem-aventurados todos os que nele se refugiam” (12b), ou seja, felizes, prósperos e abençoados todos aqueles que buscam ao Senhor Jesus Cristo de todo o coração colocando nele toda confiança. Como você tem agido diante do Messias de Deus?
Meus queridos irmãos, se o triunfo de Cristo como Soberano e Senhor de todo universo é certo, pois recebeu do Pai Celestial todas “as nações por herança e todas as extremidade da terra por possessão”, aceitemos, com alegria e gratidão, a recomendação do salmista. Vamos viver sábia e prudentemente diante dele, prestando-lhe espontânea submissão para servi-lo com alegria, movido por um coração cheio de respeito e reverência, fazendo do Senhor Jesus nosso único “refúgio”, em todas as situações da vida, para que sejamos bem-aventurados. Somente a Ele seja toda honra e glória, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário