Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FÉ INABALÁVEL


Eu me deito, e durmo tranqüilo, e depois acordo porque o Senhor me protege. Não tenho medo dos milhares de inimigos que me ameaçam de todos os lados” Sl 3.5,6

O terceiro salmo do saltério está entre os vários considerados salmos de segurança, pois mostram a proteção que Deus dispensa aos que são seus, o seu cuidado na provação do fiel e como este nunca está desamparado. Foi esta a experiência do rei Davi com o Pai Celeste quando o escreveu. O momento era delicado e complicadíssimo, pois, além dos inimigos naturais, Davi estava enfrentando a rebeldia do próprio filho Absalão, que se amotinou com diversos grupos contra o pai, obrigando o rei a fugir de Jerusalém a fim de escapar do perigo iminente. Apesar de tudo, Davi não entrou em desespero, perdendo noites de sono e também não deixou seu coração ser dominado pelo medo. Qual era o segredo daquele servo de Deus? O que mantinha sua fé inabalável?
Os dois primeiros versículos nos revelam que o salmista não se deixava levar pela incredulidade dos outros. Davi sabia que sua situação era complicadíssima e que seus inimigos davam como certa a sua derrota, pois conversavam a respeito do rei dizendo: “Deus não o ajudará!”. Entretanto, nunca deixou que tal perspectiva entrasse em seu coração e afetasse a sua fé nas promessas do Pai.  Afirmava: “Mas tu, ó Senhor, me proteges como um escudo. Tu me dás a vitória e renovas a minha coragem”. Ele tinha convicção de que Deus é fidelíssimo no cumprimento de suas promessas.
Além do cuidado de não se deixar levar pela incredulidade dos outros, o salmista não abria mão da oração, do clamor, da súplica ao nosso Deus. No quarto versículo, uma declaração é feita: “Eu chamo o Senhor para me ajudar, e lá do seu monte santo ele me responde”. Essa era a maneira pela qual Davi removia o medo do coração e mantinha sua fé firme no Senhor. Os inimigos eram muitos, as ameaças viam de todos os lados, mas ele sempre buscava refúgio na comunhão com o Pai através da oração. No exercício dela, o rei sempre encontrava fortalecimento, direção e sabedoria para agir em todas as situações da vida.
Ainda outro fator que também contribuía sobremaneira para que Davi mantivesse sua fé inabalável, era sua capacidade de sempre louvar ao Senhor pelas vitórias sobre os inimigos que queriam destruí-lo. Talvez até seja uma manifestação de gratidão antecipada, tal era a certeza da vitória. Mas uma coisa é certa, ele reconhecia que era o Senhor que pelejava por ele. O término do salmo é maravilhoso e confirma tal atitude do rei: “Vem, ó Senhor! Salva-me,  meu Deus! Tu atacas os meus inimigos; tu humilhas os maus e acabas com teu poder. És tu que dás a vitória”. Sem dúvida nenhuma, era essa convicção que garantia ao salmista uma fé inabalável em meio a tantas ameaças que pairavam sobre a sua vida.
Meu querido irmão ou irmã pode ser que você esteja enfrentando dificuldades, lutas, problemas, enfermidades, escassez de recursos, traição, rebeldia, incompreensão, ameaças... E, além do mais, o medo insiste em permanecer em seu coração de tal forma que noites de sono são perdidas. Contudo, não perca as esperanças e mantenha sua fé inabalável no Senhor, pois Ele mesmo afirmou em Jo 16.33 Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem. Eu venci o mundo”. Por isso, não se deixe levar pela incredulidade do outros, faça da oração um refúgio secreto para sua alma e louve ao Senhor reconhecendo sempre que é Ele quem nós dá a vitória. Mantenha sua fé firme no Senhor Jesus Cristo!
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário