Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"NOVA CRIATURA"


E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fizeram novas” II Co 5.17

A maior e mais importante de todas as dádivas de Deus ao ser humano, além da vida natural, é o renascimento espiritual ou regeneração ou ainda novo nascimento, conforme nos revela o texto bíblico em destaque acima. No versículo, o apóstolo nos diz que quando alguém se une, pela fé, com o coração arrependido a Jesus Cristo, experimenta uma transformação interior tão profunda e intensa que muda radicalmente sua vida. Tal transformação produz mudanças maravilhosas.
A primeira mudança diz respeito a uma nova sensibilidade às coisas espirituais, pois o pecado ou a desobediência aos mandamentos bíblicos separou o espírito humano do Espírito de Deus, ocasionando morte espiritual. Nesta condição, “morto em delitos e pecados”, o coração humano não reage aos estímulos espirituais que vêm do Criador, ou seja, não tem prazer na adoração, no louvor, na comunhão fraternal e nem na leitura bíblica, na oração e, muito menos, no serviço cristão. Mas, ao ser transformado pela graça salvadora de Jesus Cristo tudo muda, e muda radicalmente, pois um “coração de pedra”, ou seja, insensível é substituído por um “coração de carne”, plenamente sensível e capaz de perceber verdades espirituais.
Além desta nova sensibilidade, há uma nova direção na vida daquele que nasceu de novo em Cristo Jesus. Antes do milagre do novo nascimento, a pessoa trilha por caminhos que aos seres humanos parecem bons, mas ao final são caminhos de morte, ou seja, caminhos que levam à destruição e perdição eterna. Mas tudo muda quando se crê, sinceramente, no Filho de Deus que “veio buscar e salvar o perdido”. Se antes seguia em direção à morte eterna, depois da regeneração, a pessoa se coloca sob nova direção, ou seja, a direção do Espírito Santo que conduz à vida eterna.
Ainda há outra mudança produzida pelo novo nascimento: uma capacidade crescente de obediência a Deus. Se antes a vida da pessoa era marcada pela incredulidade, rebeldia, idolatria, indiferença, ciúme, inveja, ira, bebedices, glutonaria, infidelidade e outras coisas semelhantes a estas, que caracterizam um viver de clara desobediência a palavra de Deus, depois do milagre regenerador do Evangelho de Cristo, a vida da pessoa adquire uma disposição e capacidade crescente de, em tudo, obedecer a Deus. É natural o esforço em agradar cada vez mais ao Criador com um viver que guarde os preceitos e valores da Bíblia sagrada. Enfim, um viver feliz, abençoado e vitorioso que só uma vida de obediência ao Pai celeste pode proporcionar.
À luz dessas mudanças maravilhosas, não foi sem propósito que alguém afirmou em determinada ocasião: “Deus deve fazer primeiramente algo por nós e em nós, antes que venha a fazer alguma coisa por nosso intermédio”. Por isso, o propósito de Deus é fazer de cada um, quem quer que seja, uma “nova criatura” em Cristo. Uma nova pessoa, para a qual o passado marcado pelo pecado é esquecido através do perdão divino e todas as coisas se tornam novas, pois só o milagre do novo nascimento pode produzir uma nova sensibilidade, uma nova direção e uma capacidade crescente de obediência a Deus. Você já é uma nova criatura em Cristo?


Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário