Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011

ALVORECER DE ESPERANÇA

A sua ira (de Deus) dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar uma noite inteira, mas de manhã vem a alegria.” Sl 30.5

Muitos estudiosos afirmam que este cântico foi composto por Davi e entoado pela primeira vez na inauguração da casa edificada pelo rei, em caráter provisório, quando a Arca da Aliança foi trazida por ele mesmo para Jerusalém. Do coração inspirado do salmista, aprendemos que podemos sempre confiar no “alvorecer” de esperança, ainda que as “noites” da nossa vida sejam longas e tristes.
Sempre teremos um alvorecer de esperança quando fazemos da adversidade que enfrentamos uma oportunidade de benção e vitória. É verdade! Davi compôs este cântico após passar por uma dura experiência de dor e sofrimento por causa de uma enfermidade física que contraiu. Depois de uma noite de muitas lágrimas, ele declara: “Ó Senhor, meu Deus, eu gritei pedindo ajuda, e tu me curaste, tu me salvaste da morte. Eu estava entre aqueles que iam para o ‘mundo dos mortos’, mas tu me fizeste viver novamente” (2,3).
Um amanhecer cheio de esperança é certo para aqueles que, com louvor e gratidão, reconhecem que a vitória sempre vem do Senhor. É o que nos ensina o servo de Deus nos dois últimos versos, após receber a vitória: “Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre”. O nosso Deus e Pai tem enorme prazer em dar a vitória para seus filhos que têm imenso prazer em louvá-lo de todo coração.
Nunca teremos razões para duvidar da intervenção de Deus nas “manhãs” das nossas vidas se mantivermos nosso coração na dependência dEle. O salmista teve seu momento de auto-suficiência, conforme seu próprio testemunho: “Eu me senti seguro e pensei: ‘Nunca terei dificuldades’.” (6). Mas bastou que o Senhor permitisse que ele contraísse uma enfermidade física para logo reconhecer que em tudo na vida dele dependia dos graciosos favores do Pai Celestial.
Amados leitores, a carreira da fé em Jesus Cristo não nos imuniza dos problemas e dificuldades que a vida naturalmente nos impõe. Contudo, ainda que tenhamos que enfrentar dias tristes, pesados, sombrios e melancólicos, lembremos sempre da palavra do salmista sobre o “choro que pode durar uma noite inteira, mas de manhã vem a alegria”. Por isso mantenha sempre seu coração cheio de esperança e dependente de Deus.
Pr Sidney Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário