Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

BONDADE DIVINA



Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para os que em ti se refugiamSl 31.19

O salmo em destaque é classificado como sendo um salmo de lamentação, ou seja, um salmo de clamor em busca da ajuda de Deus. O conteúdo claramente reflete um coração em extrema necessidade diante de uma situação de grande risco, na qual não encontra alternativa, senão suplicar a intervenção de Deus para alcançar a vitória. A certeza da resposta dos céus é tamanha que o salmista encerra seu cântico exaltando antecipadamente a grandeza da bondade de Deus para com ele.
Chama-nos a atenção, no verso em destaque, que a bondade divina está reservada para todos aqueles que cultivam um verdadeiro temor do Senhor. De forma alguma, temer é ter medo de Deus, como teve Adão após ter desobedecido a ordem divina ao comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O temor requerido de nós diz respeito a um sentimento de respeito e reverência que nos leva a buscar sempre a vontade de Deus para a nossa vida, por isso no livro de Provérbios diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (1.7a). Como Deus tem prazer em derramar dos tesouros da sua bondade graciosa sobre todos aqueles que verdadeiramente guardam no coração um sincero temor.
Também nos ensina o versículo que Deus usa da sua riquíssima bondade para com todos aqueles que nEle se refugiam. A bondade de Deus é um farto tesouro de bênçãos para o cristão que faz da presença do Senhor um refúgio seguro. Impressiona-nos a descrição da situação em que o salmista se encontrava naquele momento de sua vida: “A tristeza acabou com as minhas forças; as lágrimas encurtam a minha vida. Estou fraco por causa das minhas aflições; até os meus ossos estão me gastando. Os meus inimigos zombam de mim, e os meus vizinhos também caçoam. Os meus conhecidos  têm medo de mim e fogem quando me vêem na rua (...) Ouço muitos inimigos cochichando; e gente me ameaçando de todos os lados” (11-13). Contudo, o salmista reagiu de maneira linda e exemplar: “Porém, a minha confiança está em ti, ó Senhor; tu és o meu Deus” (14). Que refúgio maravilhoso, abençoado e cheio de bondade!
Amados leitores, como é confortador saber que temos em Deus Pai toda bondade que precisamos para enfrentarmos dias tão difíceis e desafiadores. É através da bondade divina que somos supridos em todas as nossas necessidades, recebemos livramento dos inimigos, vitórias nas lutas e um refúgio seguro onde o Senhor sustenta, fortalece e reanima todo aquele que cultiva um verdadeiro temor no coração. Façamos coro com o salmista: “como é grande a tua bondade” para conosco. Louvado seja o Senhor!

Pr Sidney Rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário